sábado, 15 de março de 2014

Fórum I de políticas públicas e sociedade

Para iniciar o estudo sobre políticas públicas, existe pelo menos
um pré-requisito conceitual: é preciso entender o que essas políticas têm a ver
com a concepção de Estado que as sustenta. E também, como as políticas públicas
se relacionam com a política propriamente. Sendo assim, é indispensável que você
conheça e reflita sobre Sociedade, Estado, Política, Poder, Estado e Governo.

Vamos lá?! Como podemos definir esses conceitos e fazer inter-relações
entre eles?

nands,jpg
Re: Fórum 01: Conceitos iniciais (13/03 à 19/03)
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - sábado, 15 março 2014, 08:34
 
No período de 1985 a 2002, período que representa duas décadas perdidas em termos de desenvolvimento econômico e social. Já plano político, ocorre uma reorganização.
A ciência política invade o campo da administração pública, pois se reconhecem os obstáculos políticos à eficiência e eficácia das políticas públicas. Com a Constituição de 1988, consolida-se formalmente a cidadania, com a incorporação dos direitos sociais e da participação da sociedade na gestão pública.
 O Estado é representado pelos Governos escolhidos pela sociedade, que por sua vez lhes confere poderes para agir dentro de sua legalidade, legitimidade e soberania. O Estado tem a finalidade de manter a ordem, harmonia e o desenvolvimento da sociedade condicionando impondo regras de convivência para o bem estar da sociedade. Esta por sua vez exerce o controle social do Estado. A sociedade contribui com os impostos para o Estado e este devolve através das chamadas politicas públicas. Portanto, podemos concluir que Sociedade, Estado, Política, Poder, Estado e Governo estão interligados uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário