quarta-feira, 23 de março de 2011

Dinâmicas

2.8 - DINÂMICA DO BOMBOM
Objetivo: Eleva os sentimentos do grupo
Tamanho do Grupo: 20 participantes
Tempo Aproximado: 15 min.
Material: Caixa de bombom.
Desenvolvimento: Peça ao grupo que elejam um dos participantes, como sendo a
revelação do grupo, entregue a pessoa escolhida a caixa de bombons embrulhada, em
seguida inicie a leitura do texto para que ela não tenha tempo de abrir o presente.
Você foi desse encontro, e por esse motivo será presenteado...Mas, como você é muito
inteligente, entregue seu presente a pessoa que você acha mais sincera.
SINCERA-Apesar de ser sincera, esse presente não é para você. Entregue a pessoa que
você considera mais Honesta.
HONESTA - Essa é uma das mais importantes características que uma pessoa pode ter.
Por gentileza, entregue a pessoa mais Prestativa.
PRESTATIVA - Se preocupa com tudo e com todos. Motivo esse suficiente para você
entregar a pessoa mais Otimista.
OTIMISTA - Excelente... Sempre quer mais e mais, mas vamos pensar no próximo,
entregue a pessoa mais Elegante.
ELEGANTE - Você não pode engordar, então entregue a pessoa mais atenciosa.
ATENCIOSA – Sempre atenta a tudo!! Com certeza já percebeu que não é para você.
Entregue a pessoa mais esforçada.
ESFORÇADA – Se desdobra em tudo o que faz para obter sucesso pessoal e
profissional. Então passe o presente a pessoa mais Alegre.
ALEGRE – Que alegria contagiante, passe o presente a pessoa mais calma.
CALMA – Como a qualidade já diz: “Calma”, não é seu ainda, passe para a pessoa
mais inteligente.
INTELIGENTE – Por ser inteligente, seja inteligente e entregue a pessoa mais
Responsável.
RESPONSAVEL – Responsabilidade é seu forte, seja responsável e entregue o
presente a pessoa que você considera mais Profissional.
PROFISSIONAL – Que legal, o responsável te elegeu como um profissional, mais
ainda não é sua vez, passe para o Ambicioso.
AMBICIOSO – Apesar de ser ambicioso, você passará seu presente para a pessoa mais
vaidosa.
VAIDOSA – Continue assim, mas passe para o mais Curioso.
CURIOSO – Curiosidade mata, não abra o presente porque não é seu, passe para o
mais Cativante.
CATIVANTE – Admirada pela facilidade de cativar pessoas, entregue o presente ao
mais esperto.
ESPERTO – Espertinho, não é seu este presente, passe para o mais bonito.
BONITO – Que beleza essa sua, mas o presente deverá ser passado ao mais Carinhoso.
CARINHOSO – Carinho é o sentimento que as pessoas mais precisam, seja carinhoso
e entregue o presente para a pessoa mais ingênua.
INGENUA – Ingenuidade não significa não saber das coisas, prove isso para todos e
entregue a pessoa que você considera um verdadeiro Amigo.
AMIGO – PARABENS, O PRESENTE CHEGOU AO DESTINO, MOSTRE
PARA TODOS O QUE É SER AMIGO REALMETE, ABRA SEU PRESENTE E
FAÇA O QUE TODO AMIGO FARIA EM SEU LUGAR.
Estimule para que entregue um bombom a cada participante,
2.9 - DINÂMICA : TEMPESTADE DE IDÉIAS
OBJETIVO: Identificar a espontaneidade e o ponto de vista das pessoas.
TEMPO REQUERIDO: 30 minutos.
MATERIAL: Bola e lousa.
Desenvolvimento: 1) O instrutor deverá dar um tema ao grupo para que as pessoas
expressem sua opinião em apenas uma palavra, quando alguém lhe jogar a bola.
2) A bola não pode ficar mais do que 5 segundos na mão do participante sem que este
fale alguma palavra. Assim que este falar a sua palavra joga a bola para a outra pessoa,
e assim por diante.
3) O fechamento deve ser em debate.
CAIXEIRO VIAJANTE
Objetivo: como falar com um objetivo preciso a um auditório determinado de modo
concreto e claro sem pouco tempo. Como tornar atraente uma mensagem que se
transmite.
Material necessário: diferentes produtos para os participantes de cada grupo.
Descrição da Dinâmica: o coordenador da dinâmica deve motivar as pessoas a se
imaginarem como alguém que está numa feira pública precisando vender alguma coisa
para os milhares de espectadores. Pode-se um objeto ou uma idéia. Divididos em
grupos, os participantes escolhem o que irão vender. Em seguida, cada um expõe seu
discurso de vendedor para o restante do grupo em 2 minutos. O vendedor, deve
gesticular, animar, gritar, fazer o que for preciso para vender o produto (ou idéia).
Depois que todos tenham feito a sua “venda”, o grupo avalia e escolhe o melhor
vendedor. Reunidos em plenária, cada grupo apresenta seu melhor vendedor. Podem,
inclusive, resolver que todo o grupo tentará vender um mesmo produto na plenária. Fazse
uma votação para escolher o melhor vendedor, clareando as razões da escolha.
O PROBLEMA É NOSSO!
OBJETIVOS: Criar maior habilidade de empatia entre os participantes grupais.
MATERIAL: Lápis e papeletas.
Desenvolvimento:O animador distribui uma papeleta para cada membro
participante:
II. Os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sente
no relacionamento, e que não gostaria de expor oralmente;
III. O animador recomenda que todos despistem a letra, para não revelar o
autor
IV. O animador solicita que todos dobrem a papeleta de forma idêntica, e uma
vez recolhida, misturará e distribuirá uma papeleta dobrada para cada
participante;
V. A seguir, o animador recomenda que cada qual assuma o problema que
estiver na papeleta, como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por
compreende-lo;
VI. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na
papeleta, usando a primeira pessoa “eu “e fazendo as adaptações necessárias,
dando a solução;
VII. Ao explicar o problema aos outros, cada qual deverá personaliza-lo;
VIII. Não será permitido debates, nem perguntas sobre o assunto, durante a
exposição;
IX. No final, o animador poderá liderar o debate sobre as reações, formulando
as seguintes perguntas;
- Como você se sentiu ao descrevendo seu problema ?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro ?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por um outro ?
- No seu entender, o outro compreendeu o seu problema ?
- Conseguiu-se pôr-se na sua situação ?
- Você sentiu que conseguiu compreender o problema da outra pessoa ?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo ?
- Mudaram sue sentimentos em relação aos outros, como conseqüência
deste exercício ?

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