RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fórum 3 de Estatistica

Dentre as medidas de posição temos a média aritmética como a mais conhecida, mas ela possui uma “falha”, discuta sobre essa deficiência, dando exemplos onde ela acontece e veja que o desvio padrão também tem deficiência, por não oferecer dado para comparação de pesquisas. Por que isso acontece?

nands,jpg
Re: Fórum Estatística 03
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - quarta, 11 julho 2012, 12:20
 A média pode ser distorcida por valores discrepantes (outliers), pois leva em consideração todos os elementos do conjunto no seu cálculo.
Deseja-se estudar o número de falhas a cada 10000 envio de mensagens, considerando três algoritmos diferentes para o envio dos pacotes:
Algoritmo A (8 observações)
20 21 21 22 22 23 23 24 média 22
Algoritmo B (8 observações)
16 18 20 22 22 24 26 28 média 22
Algoritmo C (7 observações)
15 22 23 23 23 24 24 média 22

Casamento
Re: Fórum Estatística 03
por ARNON SANTANA FERNANDES GAMA - sábado, 7 julho 2012, 18:59
 Não entendo que a Média Aritmética possui alguma “falha”, a não ser se considerarmos a razão de seus valores serem típicos de conjuntos de dados que podemos assumir valores que não pertencem aos conjuntos de dados, ou seja, não existe uma taxa fixa de efetivação dos valores.
A
Re: Fórum Estatística 03
por ANTONIA NOGUEIRA SANTANA - domingo, 8 julho 2012, 17:11
 
A medida aritmética, não fornece resultados precisos para um dado levantamento de pesquisa, ocorre muitas vezes repetida, a menos que se tenham instrumentos precisos em relação aos quais se possam testar as medidas realizadas nunca se saberão valor verdadeiro da quantidade medida. Nesse caso só obteremos valores médios de todas as medidas efetuadas e os intervalos das mesmas.
O intervalo de valores individuais de um valor médio é chamado de desvio, δ, sendo definido como a diferença entre o valor medido, xi, e a média aritmética, x médio, de um número n de medidas.
 δi = xi -xmédio e Desvio Padrão
Imagem de VALENTIM SALES COSTA
Re: Fórum Estatística 03
por VALENTIM SALES COSTA - domingo, 8 julho 2012, 17:21
 
Há dois tipos de medida aritimética: Simples ou ponderada.
A simples é a mais utilizada no dia a dia. È obtida dividindo-se a soma das observações pelo números delas. É um quociente geralmente representado pelo simbolo x, a média simples será determinada pela expressão.
Média aritimética ponderada- consideramos uma coleção formada por números de forma que cada um esteja sujeito a um peso. Obrigatoriamente, a média aritimética e a média ponderada pode ser generalizada para estrutura albébrica mais complexa, a única restrição é que a soma dos pesos seja um número invertivel, não podendo ser 0.
Um aluno tirou as notas 5,7,9 e 10 em quatro provas. A soma média será 5+7+9+10/4=7.75.
Um aluno fez um teste peso 1 e uma prova peso 2, tirando 10 no teste e 4 na prova. Sua média ponderada para este exemplo é 6. Se o teste e a prova tivessem mesmo peso e não importa qual valor do peso, importa apenas a relação entre os pesos, a média aritimética ponderada seria 7, isto é, se o aluno fizesse um teste peso 3 e uma prova peso 3, obtendo respectivamente a mesma pontuação anterior 10 e 4, teríamos 10.3+4.3/3+3, continuando 30+12/6. O resultado para pesos iguias será sempre 7. veja 30+12/6=7.
eu
Re: Fórum Estatística 03
por FABIA SOUSA NERY - segunda, 9 julho 2012, 16:02
 
Na medida de posição não vejo a expressão “falha” em um sentido estrito, isso acontece para da margem a evitar que os resultados apontados dentro de uma média seja ele ponderada ou simples sejam consideradas erradas. Esse tipo de média é observado nos editais de concursos públicos onde cada conjunto de questão que constitui a prova tem um “peso”, daí soma o número de questões constituintes de cada conjunto multiplicado ao peso equivalente ao mesmo, depois somados aos resultados da multiplicação dos demais conjuntos.
Imagem de LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO
Re: Fórum Estatística 03
por LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO - quarta, 11 julho 2012, 22:47
 
A média aritmética, não fornece resultados precisos para um dado levantamento de pesquisa, ocorre muitas vezes repetida, a menos que se tenham instrumentos precisos em relação aos quais se possam testar as medidas realizadas nunca se saberão valor verdadeiro da quantidade medida. Nesse caso só obteremos valores médios de todas as medidas efetuadas e os intervalos das mesmas.

Um comentário:

  1. A verdade é que existem alguns tipos de média aritmética, como a simples e a ponderadaMédia aritmética é uma medida de tendência central que é obtida por meio da soma finita de valores numéricos dividindo o resultado dessa soma pela quantidade de termos que compõem o conjunto ou a situação problema.

    ResponderExcluir