sábado, 7 de janeiro de 2012

Inscrições SISU 2012.Informações


Lista de Cursos e Vagas SISU 2012

O MEC divulgou a lista de Institutos, Universidades Federais e Estaduais que estarão com vagas abertas para seleção do SiSU 2012. Estudantes interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 já podem consultar a relação de cursos e vagas que estão disponíveis, essa lista é oficial.

sisu 2012

O que é SiSU?

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Para o ano de 2012, mais de 108 mil vagas estarão disponíveis, um aumento de 30% comparado ao ano passado. Já o site do SiSU esse ano terá mudanças no funcionamento, visto que nesta edição o portal ficará no ar 24 horas por dia, entre 7 e 12 de janeiro de 2012, para receber as inscrições dos candidatos interessados no SiSU 2012. A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro de 2012, e os candidatos aprovados terão entre 19 e 23 de janeiro de 2012 para efetuar sua matrícula. Já no dia 26 de janeiro, o SiSU 2012 divulgará a segunda chamada, com matrículas entre 30 e 31 de janeiro.
Conforme citado anteriormente, essa parceria tem a finalidade de escolher alunos, dentre os melhores colocados para obter vagas nos cursos de algumas instituições públicas, através da nota obtida no ENEM.
Exemplificando, o aluno que fez o ENEM no ano de 2011 poderá ser candidato no sistema do SISU 2012, sendo que, o aluno interessado poderá participar do processo seletivo e iniciar seu curso logo no primeiro semestre do ano. Dependendo a universidade com possibilidade de início também para o segundo semestre. Bolsistas do ProUnitambém podem participar do processo, desde que os mesmos tenham feito o ENEM no ano anterior.
Para esse ano, o Sisu 2012 terá 95 instituições de ensino superior de 26 estados brasileiros, que oferecerão 108.552 vagas em 3.327 cursos. Para saber na íntegra quais universidades e institutos participarão do processo e quais os cursos respectivos, você poderá acessar a lista oficial de cursos e vagas disponíveis clicando aqui.
sisu mec 2012

Inscrição SISU 2012

O processo de inscrição é totalmente online, onde o candidato precisará acessar o portal do SiSU MEC indicado acima e entrar no sistema com seu login e senha, ou seja, seus dados do ENEM, como número da inscrição e a senha do mesmo. Caso você não se recorde sua senha, basta fazer uma solicitação para recuperá-la no site do ENEM.
Nenhuma taxa é cobrada para fazer a inscrição SISU 2012, então, se você fez o ENEM, não custa tentar uma vaga. Basta seguir o processo do Sisu, através do portal – sisu.mec.gov.br. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário