RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

domingo, 22 de maio de 2011

Qustões de Economia

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Modalidade: Ead
Nivelamento: Introdução à Economia
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Tutora: Lília de Sousa Rodrigues Vieira
Aluno: Ernandes Pereira Rodrigues
Turma: 477102.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário





1. O que você entende por Modelo Econômico?
Modelo econômico é a versão simplificada da realidade, que permite estudar assuntos complexos isolando suas partes constituintes mais significativas. Assim como um arquiteto constrói uma maquete para avaliar a viabilidade de seu projeto de prédio, o economista usa ou constrói um modelo para avaliar o comportamento da economia no mundo real.

2. Reflita e defina Sistema Econômico.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

3. O que é Fluxo Econômico?
Fluxo económico é todo o conjunto de estratégias económicas que passam e se reavaliam por certos momentos, num determinado momento e num determinado local. O conjunto de todas estas atividades desenvolvidas baseiam - se num processo chamado em prudência e da passagem dos mesmos em simultâneo.

4. O que evidencia o Fluxo Circular em economia?
O fluxo circular evidencia visualmente as relações econômicas instituídas e facilita o entendimento no que diz respeito ao funcionamento da economia utilizando as seguintes categorias: produtores (organização), consumidores (famílias), governo e setor externo.

5. Como podem ser os fluxos econômicos?
Os fluxos econômicos podem ser: fluxo circular, fluxo monetário e fluxo real.

6. O que evidencia o Fluxo Real e o Fluxo monetário?
O fluxo real procura evidenciar as relações de demanda e oferta existentes no mercado de bens e serviços, o Fluxo monetário deixa claro a relação de pagamentos efetuados no mercado de bens e serviços, e a remuneração dos fatores de produção.


7. Em relação à demanda, preço e quantidade são diretamente proporcionais ou inversamente ou inversamente proporcionais? Explique isso graficamente.
O preço e a quantidade demandada são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprar, ou vice-versa.
8. Cite os fatores que podem deslocar a curva de demanda?Explique
cada um.
Quando outros fatores determinantes da demanda mudam a demanda inteira muda. Esses fatores são:
Ø  Riqueza (e sua distribuição). A riqueza influência diretamente na curva da demanda visto que ela é vital para o desenvolvimento da economia.
Ø  Renda (e sua distribuição). É uma quantia recebida regularmente em função de investimentos ou de um trabalho realizado.
Ø  Propaganda. É a divulgação de conhecimentos, ideias, opiniões, qualidades, produtos afim de que influenciar a demanda dos consumidores. A propaganda influencia a curva da demanda para fora e para a direita.
Ø  Expectativas sobre o futuro. Quando os produtores formam expectativas de aumento ou diminuição dos seus preços isso pode afetar a oferta atual e futura.

Resultado

Se um evento aumenta a oferta, a curva se desloca para fora e à direita. Se a curva de demanda não for afetada, o preço de equilíbrio cairá e a quantidade
de equilíbrio aumentará.
Se um evento reduz a oferta, a curva se desloca para dentro e à esquerda. Se a curva de demanda não for afetada, o preço de equilíbrio aumentará e a quantidade de equilíbrio diminuirá.
Ø  Gostos dos consumidores. Mudanças nas preferências dos consumidores desloca a curva de demanda para a esquerda ou para a direita. Como se diz “questão de gosto não se discute”
Ø  População. Um aumento da população desloca a curva de demanda para a direita, ou seja, aumenta a demanda total. Uma diminuição diminui a demanda total.





9. Em relação à oferta, preço e quantidade são diretamente
proporcionais ou inversamente proporcionais?
Explique isso graficamente.
São diretamente proporcionais, ou seja, à medida que a quantidade ofertada aumenta o preço também aumenta e assim vice-versa.




10. Cite os fatores que podem deslocar a curva de oferta. Explique cada
um.
Os fatores são:
Ø  Disponibilidade de insumos. O insumo contribui bastante no deslocamento da oferta, ou seja, qualquer que seja a organização, ela necessita de pessoas, de tecnologia de materiais. Quando o preço dos insumos de produção se altera, o custo se altera e a disposição a vender se altera deslocando a curva para esquerda, no caso de um aumento, e para a direita, no caso de uma redução.
Ø  Tecnologia. Quando a tecnologia muda a curva se desloca para direita aumentando a oferta global..
Ø  Expectativa
Ø  Número de vendedores.



11. O que você entende por Ponto de Equilíbrio no Mercado?
É o ponto de intersecção da curva da demanda com a curva da oferta (ponto em que se cruzam), onde a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. É nesse ponto que tanto os consumidores quanto os produtores se encontram satisfeitos.

12. O que é Elasticidade?
É a alteração porcentual em uma variável em relação à variação porcentual em outra.

13. O que você compreende por Elasticidade Preço da Demanda e
Elasticidade Renda da Demanda?
A elasticidade-preço da demanda mede o quanto a demanda reage a uma mudança no preço.
A Elasticidade Renda da demanda é a sensibilidade da quantidade demandada a uma variação na renda do consumidor.

14. O que é elasticidade Cruzada da Demanda?
A elasticidade Cruzada da Demanda nada mais é que uma medida utilizada para analisar a relação entre os diversos produtos.

15. O que são Bens Substitutos?
São bens que não interferem na satisfação do consumidor, que imediatamente tem a possibilidade de substituí-lo por outro. Ex: manteiga e margarina, carne de frango e de vaca.
16. O que são Bens Complementares?
São bens que quando aumentado o preço de um ocasionará uma redução na quantidade demandada do outro. Ex: gasolina e óleo para motor, camisa social e gravata, pão e margarina.
17. Quais as condições básicas para a existência de concorrência pura?
As condições básicas são: A homogeneidade do produto, a insignificância de cada comprador ou vendedor diante do mercado, a ausência de restrições artificiais, a mobilidade e o pleno conhecimento (atributo da palavra “perfeita”).

18. Que características observamos em um mercado monopolista?
Ø  Determinado produto é oferecido por uma única empresa;
Ø  Não tem substitutos próximos para esse produto; e.
Ø  Existem obstáculos (barreiras) de novas firmas na indústria (neste caso, a indústria é composta por uma única empresa).


19. O que é oligopólio?
É a forma de organização do mercado em que poucas empresas dominam com exclusividade da oferta de determinado produto ou serviço que não tem substituto próximo.

20. O que você entende por PIB?
PIB - Produto Interno Bruto refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território de um país, independentemente da nacionalidade
dos proprietários das unidades produtoras.
Exclui, todavia, as transações dos bens intermediários e o seu valor é medido a preços de mercado.

21. Quais são os componentes do PIB?
Os componentes do PIB são: consumos das famílias, investimentos das empresas, gasto público e exportação líquida.
22. Defina Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico.
Crescimento econômico é o aumento real, de longo prazo, do produto nacional do país ou da região.
Desenvolvimento econômico é o processo de melhorar o nível de vida e o bem-estar de uma população por meio do aumento de sua renda per capita.

23. O que é IDH?Quais são seus componentes?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos países. Seus componentes são: Indicador de renda, indicador das condições de saúde e indicador das condições de educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário