Para estar
bem preparado não basta apenas conhecer o cargo que pretende atuar ou ter
experiência acadêmica ou profissional. O sócio-diretor da FLOW, Joseph
Teperman, listou 7 itens que precisam ser estudados e revistos antes de durante
a seleção, que poderão te tornar a primeira escolha dos entrevistadores,
confira:
1. Pesquise sobre a empresa. Pode ser óbvio seguir esse item, mas muitas
pessoas se limitam a pesquisar apenas o “quem somos” ou o histórico da empresa.
“Pesquisar as notícias sobre a empresa pode lhe dar detalhes valiosos”, diz
Joseph. Você pode encontrar uma entrevista com o fundador da empresa ou algum
gestor, que poderão te proporcionar algumas dicas sobre como é a contratação de
profissionais ou o perfil desejado. Ou então, uma notícia pode mostrar alguma
novidade que ainda não foi atualizada na parte institucional do site da
empresa.
“Se a empresa for muito pequena, o profissional pode procurar
pessoas relacionadas à ela no LinkedIn ou em outras redes sociais”, acrescenta
Teperman.
2. Pesquise sobre outros stakeholders. O sócio-diretor analisa que é fundamental
conhecer não apenas a empresa, mas seus clientes, seus produtos, seus
distribuidores, concorrentes, fornecedores, etc. E isso vale para todas as
áreas da empresa. “Por exemplo, se você é de uma área de suportes, como
Recursos Humanos, pode achar que estudar esses itens não fazer sentido. Mas, se
entender todas as funcionalidades e ambientes da empresa, você poderá atrair as
pessoas certas, que combinem com sua empresa”.
3. Histórico do entrevistador. Pesquisar sobre o histórico de quem vai te
entrevista ajuda a criar algum laço que facilita a entrevista. Conhecer a
faculdade que ele se formou, listar os lugares onde já trabalhou ou até
encontrar amigos em comum. Por quê? “Primeiro mostra a preparação do
profissional, que estará acima da média dos candidatos. Segundo porque você
poderá tirar referências com outras pessoas ou empresas que ambos já
trabalharam e, por último, se você ter algo em comum com ele, poderá criar um
laço, o deixará mais confortável”, afirma Teperman.
4. Vestido de acordo com a empresa. Saber para onde está indo e se vestir de acordo
com o estilo da empresa mostrará o quanto você está sintonizado com ela. “Uma
agência de publicidade, por exemplo, você não pode chegar de terno e gravata.
Nem em um escritório de advocacia, ir de jeans”, diz Teperman. Se você nunca
frequentou o local, o que é comum, você pode se basear na sua área de atuação
ou, se conhecer alguém que trabalhe ou já trabalhou na empresa, perguntar a ela
como as pessoas se vestem. Mas o sócio-diretor alerta: “Na dúvida, sempre é
recomendável ir um grau acima”.
5. Compare a descrição do cargo com suas experiências. Para Teperman, quando você entende exatamente os
desafios que terá com aquele emprego, você poderá combinar tais atividades com
suas experiências passadas, facilitando a entrevista para o recrutador. Você
mostrará ainda que tem competência para o cargo.
6. Veja a localização e, se possível, faça o caminho antes. Essa dica pode parecer “clichê”, mas muitas
pessoas não a seguem e acabam se estressando no momento ou passando a imagem de
“desdém” ao chegar atrasado na entrevista. O ideal, para o diretor, é chegar
com 10 a 15 minutos de antecedência.
“Muitas vezes, quem vai entrevistar reservou um horário exato para
você. Se você chegar atrasado, além de tornar sua entrevista mais curta e
passar uma imagem errada, o entrevistador já estará pensando na próxima
atividade, com a cabeça longe”, diz Teperman. Também não é recomendado chegar
muito antes. “É desagradável deixar seu entrevistado esperando e acaba
desconcentrando o recrutador, que estará realizando outras atividades no
momento”.
7. Caso conheça alguém que trabalhe na empresa, converse com esta
pessoa. Ela pode te
dar dicas sobre cultura, valores, produtos e o clima da empresa. Isso ajudará
também a verificar se você se identifica com a vaga. “Também há o segundo
efeito: mostrar que você sabe se preparar ao entrevistador”, analisa Teperman.
Mas, cuidado para não exagerar na hora de dar sugestões sobre o cargo ou querer
mostrar conhecimento da empresa, para Teperman, pode soar arrogante.
“Provavelmente deve ser falado se for perguntado. isso é diferente
de mostrar que você estudou a empresa. Se tiver alguma dúvida, tire-a na hora.
Fale sobre a empresa de forma inteligente, de suas realizações, do que você
pode esperar nela, do quanto você confia em seu potencial de mercado. Esse é o
momento que você pode mostrar seu aprofundamento”, sugere Teperman.
Fonte: Yahoo
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