1-Defina logística.
Logística é o processo de planejar,
implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem
de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das
informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto
de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente.
Em outras palavras, podemos afirmar que a Logística é a área da gestão responsável por prover
recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de
uma empresa.
2-Quais são os valores gerados por
um negócio, produto ou serviço prestado por uma organização?
Um
negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera
quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e
posse.
Os valores são estão em
função da eficiência da organização.
Quando
o valor de uma empresa é bem difundido, ele ajuda na formação da
personalidade da empresa, criando um natural padrão de comportamento
junto aos clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e comunidade. Quando
esse valor é positivo, torna a empresa mais produtiva e mais atraente para a
conquista de novos talentos e de mercado.
3-Explique: Se a logística não for integrada não
será logística.
O conceito de logística
integrada está no entendimento que, a logística deve ser vista como uma
ferramenta gerencial capaz de agregar valores por meio de serviços prestados. É
a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As
informações fluem pela empresa na forma de atividades de vendas e de pedidos, e
são filtrados em planos específicos de compras e de produção. Para que uma
empresa seja competitiva e eficaz, a empresa deve expandir de forma integrada
incorporando clientes e fornecedores. Para que possa ser gerenciada de forma
integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, como um
conjunto de componentes interligados trabalhando de forma coordenada para o
atendimento das metas e atingir um único objetivo comum.
4-Conceitue Nível de Serviço e explique sua
importância dentro do processo logístico.
O Nível de
Serviço pode ser definido como a qualidade (prazo combinado/atendido,
confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente.
O Nível de
Serviço determina o mercado em que a organização deseja atuar, ou seja, uma
organização pode optar por trabalhar com qualidade inferior de produtos ou de
serviços conquanto tenha compradores dispostos a pagar menos por produtos de
baixa qualidade.
5-Quais são as etapas necessárias para se estabelecer
o nível de serviço?Explique-as.
Para estabelecer
o Nível de Serviço, são preconizadas três etapas:
1.
Pré-transação: nessa etapa
ocorre a negociação, o estabelecimento do Nível de Serviço contratado, tudo
posto de maneira formal e por escrito.
2.
Transação: nessa etapa o
processo logístico é realmente realizado. Para tanto, é preciso administrar os
níveis de estoque, os prazos, o transporte – caso tenha sido contratado, deve
ocorrer o rastreamento do produto.
3.
Pós-transação: nessa etapa
são observadas as garantias, os reparos, as peças de reposição que foram
contratadas. Muitos serviços logísticos são contratados com a montagem do
equipamento na organização do cliente, essa montagem é realizada nessa etapa.
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