terça-feira, 27 de novembro de 2012

Questões de logistica


1-Defina logística.
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente.
Em outras palavras, podemos afirmar que a Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
2-Quais são os valores gerados por um negócio, produto ou serviço prestado por uma organização?
Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse.

Os valores são estão em função da eficiência da organização.
Quando o valor de uma empresa é bem difundido, ele ajuda na formação da personalidade  da empresa, criando um natural padrão de comportamento junto aos clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e comunidade. Quando esse valor é positivo, torna a empresa mais produtiva e mais atraente para a conquista de novos talentos e de mercado.
3-Explique: Se a logística não for integrada não será logística.
O conceito de logística integrada está no entendimento que, a logística deve ser vista como uma ferramenta gerencial capaz de agregar valores por meio de serviços prestados. É a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações fluem pela empresa na forma de atividades de vendas e de pedidos, e são filtrados em planos específicos de compras e de produção. Para que uma empresa seja competitiva e eficaz, a empresa deve expandir de forma integrada incorporando clientes e fornecedores. Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, como um conjunto de componentes interligados trabalhando de forma coordenada para o atendimento das metas e atingir um único objetivo comum.
4-Conceitue Nível de Serviço e explique sua importância dentro do processo logístico.
O Nível de Serviço pode ser definido como a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente.
O Nível de Serviço determina o mercado em que a organização deseja atuar, ou seja, uma organização pode optar por trabalhar com qualidade inferior de produtos ou de serviços conquanto tenha compradores dispostos a pagar menos por produtos de baixa qualidade.
5-Quais são as etapas necessárias para se estabelecer o nível de serviço?Explique-as.
Para estabelecer o Nível de Serviço, são preconizadas três etapas:
1.      Pré-transação: nessa etapa ocorre a negociação, o estabelecimento do Nível de Serviço contratado, tudo posto de maneira formal e por escrito.
2.      Transação: nessa etapa o processo logístico é realmente realizado. Para tanto, é preciso administrar os níveis de estoque, os prazos, o transporte – caso tenha sido contratado, deve ocorrer o rastreamento do produto.
3.      Pós-transação: nessa etapa são observadas as garantias, os reparos, as peças de reposição que foram contratadas. Muitos serviços logísticos são contratados com a montagem do equipamento na organização do cliente, essa montagem é realizada nessa etapa.

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