RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


7 fontes novas de oportunidades de negócio e emprego do tio peter
O famoso pensador da administração, Peter Drucker, definiu o que ele chama de “fontes para uma oportunidade inovadora” no livro Inovação e Espírito Empreendedor.


Empreendedores estão constantemente em busca de novas oportunidades, sejam elas de negócios ou mesmo deempregoDisse uma vez em outro post e repito aqui; empreende-dores também são empresários e não somente empresários.
É possível empreender como funcionário. Aliás, as empresas estão cada vez mais procurando este perfil em particular para ter em sua equipe, justamente pelo fato deles buscarem sempre por oportunidades.
Empresário ou funcionário a questão é que, conscientemente ou não, empreendedores de sucesso buscam as oportunidades das mesmas fontes. São essas fontes que o grande Peter Drucker listou e enumerou em seu livro e, apesar de tentar, não consegui ver mais nenhuma além das que ele vislumbrou.
Se você conseguir, por favor deixe um comentário. ;)
Hoje, com a ajuda do tio Peter, vou elucidar aos novos empreendedores e aos que o fazem por instinto onde estão as oportunidades. Afinal, é muito mais fácil encontrar o que se sabe exatamente estar procurando.
As sete fontes de novas oportunidades estão:
·         No inesperado
·         Na incongruência
·         Na necessidade de processo
·         Na mudança de estrutura da indústria
·         Em mudanças demográficas
·         Nas mudanças na percepção
·         No Conhecimento novo
Destrinchando as 7 fontes de Peter Drucker
01 – O Inesperado. O empreendedor pode conseguir sucesso ou até mesmo fracasso inesperadamente, mas para o sucesso ele deve estar acompanhando o que o cenário geral está lhe informando. Alguns conseguem aparentemente encontrar uma oportunidade de negóciomilagrosa, que cresce da noite para o dia. Mas se olhar de perto, perceberá que este empreendedor conseguiu encontrar uma oportunidade de negócio genuína e não a deixou escapar.
02 – A Incongruência. Aqui o empreendedor deve analisar se o que ele vê de valor em seu produto é a mesma visão que seu cliente tem. Em muitos casos esses valores são diferentes, como evidenciei neste artigo aqui. Às vezes o empreendedor pensa vender um tipo de produto/serviço com a finalidade ‘x’ e o cliente o recebe com a finalidade ‘y’. Nesse cenário surgem novas oportunidades, nas quais, por exemplo, existia um único produto/serviço que agora poderá ser divido em vários produtos/serviços.
03 – Necessidade de processo. Algumas oportunidades surgem quando se cria ou modifica processos já existentes. Por isso sou tão fanático por fluxogramas e mapas mentais. Um exemplo é o da revelação de fotos, um processo antigo que com o uso de câmeras digitais foi adaptado por empreendedores, ou seja, aproveitaram a oportunidadede utilizar novas tecnologias apenas para melhorar um processo.
04 – Mudança na estrutura da indústria. Alguns segmentos ficam estagnados por muito tempo, mas com o aparecimento de novas tendências ou tecnologias novas oportunidades de negócios podem se formar. No Brasil os carros sempre foram à gasolina, mas o cenário da indústria mudou com o aparecimento dos carros bicombustíveis.Empreendedores que não deixam uma boa oportunidade passaram a vender produtos voltados para essa nova demanda, por exemplo.
05 – Mudanças demográficas. Em que podemos incluir mudanças relacionadas com o ser humano; tipos de moradias, sexo, envelhecimento da população, nível de escolaridade, entre outros fatores podem oferecer inovações surpreendentes aos empreendedores. Um exemplo é a expansão de cursos de pós-graduação, pois os números de cursos mais que dobraram nos últimos anos. Por que? Mudanças no nível de escolaridade da população.
06 – Mudanças na percepção. De tempos em tempos, alguns paradigmas são quebrados pelas novas gerações. Se você dissesse no final da década de 1980 que, um dia, você teria uma empresa especializada em produzir jogos para celular, diriam que você está louco.Celular era um tijolo, com uma tela que mal dava pra ler os números. Hoje os celulares evoluíram, as pessoas não vivem sem um. Temos telefones com câmeras digitais e sim, pessoas especializadas na produção de jogos para celular que por sinal, ganham muito bem.
07 – Conhecimento novo. Novas oportunidades criadas por meio de novos conhecimentos “brilham” no mercado pela sua natureza inovadora, trazem consigo todo um mercado pararelo a ser explorado. Para citar um exemplo temos o caso dos transgênicos, um conhecimento novo que abre muitas outras oportunidades. Quando se cria ou descobre algo novo, e essa pessoa tem espírito empreendedor, o céu é o limite.
A moral da história
Então meu amigo, o negócio é manter-se sempre antenado com ocenário geral. A vantagem é que agora, depois de ler este artigo, você sabe quais elementos monitorar sempre.
Salvo o inesperado.
por Roberto machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário