RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como ganhar dinheiro sem dinheiro para começar

Como ganhar dinheiro com ou sem dinheiro extra para começar
O insight básico para você ganhar dinheiro de qualquer jeito, pode até ser sem sair de casa. A receita de como conseguir dinheiro é a mesma para quem tem ou não tem capital para começar.



Diz ditado que só consegue ganhar muito dinheiro quem já é rico. Não é verdade! O correto seria dizer que, para quem já tem, é mais fácil ganhar dinheiro rápido. Os procedimentos para ter um bom saldo no banco são iguais para todos, depende apenas do tempo dedicado e esforço de cada um.
Achar que é impossível conseguir dinheiro a ponto de financiar seus sonhos e não apenas suas necessidades básicas de alimento, moradia e segurança é o primeiro obstáculo a superar, mas antes de falar em ganhar dinheiro para acender charuto, vamos abordar o tema para pagar contas urgentes.
Até porque o assunto trata de um fluxo de circuito fechado entre o ato de ganhar e perder dinheiro. Algumas vezes, quem tinha também precisa recomeçar.
Os perfis de quem precisa de dinheiro
O dinheiro é nossa moeda de troca, nossa recompensa ao esforço e ao trabalho, que tem seu valor amplificado pela ética e honestidade. É para os que pensam assim que escrevo este artigo, aos que pensam nele como vetor para realizações e bom senso.
Há basicamente três perfis, quando falamos em dinheiro:
·         Os que precisam para não andar para trás
·         Os que precisam para dar o próximo passo
·         Os que não precisam mais
Dinheiro para tirar a vaca do brejo
O primeiro perfil está necessitado de pagar contas como água, luz e telefone. Não consegue comprar roupas, ir ao restaurante, cinema etc… Está estagnado e luta para não regredir.
Pode estar desempregado e sem fonte de renda. Precisa agir rápido e atender aos dois flancos de seu fluxo de caixa; menos gasto e mais receita. A estes, sobram as piores formas de conseguir dinheiro:
·         Vender objetos pessoais (eletroetrônicos)
·         Penhorar bens de valor (jóias, obras de arte…)
·         Resgatar fundos e investimentos
·         Emprestar de amigos e bancos
·         Trabalhar por salários menores (outro emprego)
·         Comprar e vender com lucro (comerciante)
·         Dividir moradia com amigos/parentes
·         Ser criativo para economizar o máximo
É preciso tomar cuidados com taxas e juros (empréstimos). Qualquer decisão deve ser analisada a fim de manter os menores custos e pagamentos o mais rápido possível.
A história do David camelô ilustra o ato de comprar produtos e vender com lucro. Ele começou a comprar vários doces no total de R$ 20,00 reais! Vendeu, conseguiu R$ 30,00. Comprou mais e repetiu o esforço de venda várias vezes, superando as expectativas.
Vale ressaltar aqui, que não interessa o produto. Podem ser roupas, brinquedos, sapatos, utensílios, etc… O importante mesmo é saber reconhecer coisas com alto valor agregado e percebido. Se souber onde comprar e onde vender, a margem de lucro pode ser muito alta.
Conseguir dinheiro para ganhar mais dinheiro
O segundo perfil está com a vida em dia, tem poucas dívidas, tem trabalho e renda estabilizada já há algum tempo, mas também tem a sensação de estagnação e quer manter sua perspectiva de crescimento. Tem comportamento empreendedor e sabe controlar suas finanças.
Todo empreendedor sabe que para ganhar dinheiro, também é preciso gastar e que despesas maiores que as receitas são toleráveis, de acordo com o capital de giro e QUANDO o retorno financeiro desses investimentos vão acontecer. Entra em ação o estudo do fluxo de caixa.
Aumentar o capital de giro para reinvestir na empresa, torna-se nesta fase, uma questão de reputação, confiança dos fornecedores e crédito conquistadoSaber onde encontrar fornecedores e como tratá-los vale dinheiro e pode ser decisivo para o sucesso.
O segredo dessa façanha é comprar o produto/insumo do fornecedor à prazo (sem ter dinheiro), produzir/vender e principalmente receber antes do dia do vencimento da conta com o fornecedor. Só é possível fazer isso com o uso adequado do fluxo de caixa.
Operar com o capital de giro do fornecedor sai mais barato que pedir empréstimos a bancos e quanto mais o empreendedor realiza essa operação com sucesso, mais dinheiro e solidez terá o negócio como um todo. Fazer as vendas andarem na velocidade certa é trabalho para odepartamento de marketing, sem ele tudo isso fica parado.
Assim como toda chance de ganhar mais dinheiro, essa estratégia também é mais arriscada. O empreendedor precisa estar preparado para lidar com a inadimplência e conhecer técnicas de negociação com seus fornecedores, a fim de evitar pedidos de falência se algo der errado.
Os que já não precisam mais de dinheiro
Se você tem esse perfil, meus parabéns.
Provavelmente esse empreendedor conhece muitas outras maneiras de ganhar dinheiro, além das citadas acima, e se preocupa mais em manter sua riqueza que propriamente aumentá-la. O dinheiro flui de uma mão para outra e muitos tentarão verter esse fluxo para benefício próprio, aliás se tiver interesse, estamos abertos a investimentos. 

POST ESCRITO POR ROBERTO MACHADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário