RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

domingo, 29 de junho de 2014

Matriz FOFA-SWOT

Matriz FOFA-SWOT (análise) – Guia completo

Matriz SWOT – Os ambientes que circundam a empresa devem sempre ser estudados por seus gestores, principalmente quem está começando a empreender. Isto é necessário porque, geralmente, tudo é novo para o empreendedor. E ter uma forma de analisar o ambiente em que está inserindo o seu negocio é uma arma fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa.
Uma das ferramentas que possibilita esta analise é amatriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).  Desenvolvida na escola de negócios de Harvard na década de 70, passou desde então a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planejamento estratégico das escolas de negócios.

O que é a Matriz Swot?

A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameaças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global.
O principal objetivo da matriz SWOT é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isto possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial.
Agora vamos analisar cada uma das partes da Matriz SWOT:

Forças

A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas:
·         O que você faz bem?
·         O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
·         Quais são os recursos que você tem?
·         O que possui melhor que seus concorrentes?
·         O que faz os clientes voltarem à sua empresa?
Com estas respostas você consegue desenvolver esta parte da análise, sempre lembrando que quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe traz, mais importante ela é dentro da análise.

Fraquezas

As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Você pode encontrá-las fazendo as seguintes perguntas:
·         Meus funcionários são capacitados para suas funções?
·         Onde eu deveria melhorar minha empresa?
·         Por que meus clientes escolhem os concorrentes?
·         Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
·         Por que os clientes não voltam depois de uma compra?
As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.

Oportunidades

As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infra-estrutura.

Ameaças

As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.
Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie políticas que possamcombater as ameaças. Como no exemplo anterior, onde ela poderia ter feito uma proteção cambial (Hedge) para manter suas margens em segurança.

Como montar a análise SWOT

Hoje vou apresentar um modelo diferente do tradicional. Ele é desenvolvido da seguinte forma:
1.      Liste na coluna 1 cada um dos fatores estratégicos desenvolvidos em suas tabelasresumo dos fatores internos e externos;
2.      Defina na coluna 2 o peso de cada fator 1,0 (mais importante) a 0,0 (não importante), baseandose no provável impacto dessa característica sobre a posição estratégica da empresa. Os pesos totais devem somar 1,00;
3.      Classifique cada fator, de 5 (excelente) a 1 (fraco), na coluna 3, baseandose na resposta da empresa a esse fator;
4.      Multiplique o peso de cada fator por sua respectiva classificação para obter a pontuação ponderada de cada fator e colocar o resultado na coluna 4;
5.      Na coluna 5 (comentários) expor as razões do uso de cada fator;
6.      Acrescente a pontuação ponderada para obter a pontuação total da empresa na coluna 4, isso mostrará como a empresa está lidando com os fatores estratégicos.
Podemos ter um exemplo desta metodologia abaixo:
Imagine uma  pequena empresa de logística que atua em uma pequena cidade, abaixo está seu quadro de Forças e Fraquezas:
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
Coluna 4
Coluna 5
Forças
Cultura de TQM
0,25
4
1,00
Cultura da organização é a chave para o sucesso.
Adm. Experiente
0,20
4
0,80
Conhecem do negócio
Relação com funcionários
0,10
4
0,40
Todos demonstram comprometimento
Pós-venda
0,10
3
0,30
Bom, mas poderia melhorar com novas ferramentas de CRM
Fraquezas
Distribuição
0,20
1
0,20
Ruim, a frota de veículos esta sendo insuficiente
Operação
0,15
2
0,30
Mesmo motivados os funcionário não estão sendo eficientes por conta do maquinário defasado
Instalações
0,10
1
0,10
As instalações estão em um estado muito ruim, demonstrando infiltrações
Segue agora o quadro de Oportunidades e Ameaças da mesma empresa:
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
Coluna 4
Coluna 5
Oportunidades
Concorrentes
0,25
4
1,00
Poucos concorrentes na cidade.
Investimentos em infra-estrutura
0,20
4
0,80
O governo tem feito melhorias nas ruas da cidade.
Incentivos fiscais
0,10
4
0,40
Existem linhas de crédito especifico com boas oportunidades para o ramo de atividade da empresa
Aumento da demanda de clientes
0,10
3
0,30
A demanda tem se mostrado crescente desde o inicio das atividades e tendem a aumentar junto ao crescimento da cidade.
Ameaças
Novos entrantes
0,20
1
0,20
Com o aumento da demanda, novos competidores podem entrar no mercado.
Clientes
0,15
2
0,30
A falta de estrutura interna para aumentar a eficácia da operação pode espantar alguns clientes.
Classificação final da situação da empresa
1-      Ruim
2-Abaixo da média
3-Média
4-Muito boa
5- Excelente
Após finalizar a matriz SWOT, é feito o somatório dos valores da coluna 4, onde são somadas as oportunidades e forças e subtraído as ameaças e fraquezas que, neste caso, apresentou o valor de 3.9. Ou seja, a empresa do nosso exemplo está numa situação média, onde estão a maioria das empresas brasileiras, mas que com a melhoria dos pontos fracos e aproveitando as oportunidades pode facilmente ir par o nível 4 ou 5.
E você leitor, quais experiências você pode nos apresentar com a matriz SWOT? O que você sugere para melhorar a empresa em questão? Comente!
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/matriz-swot-analise-guia-completo/




Nenhum comentário:

Postar um comentário