RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Atividade 1 sobre organização, processos e tomada de decisão.

Atividade 1 sobre organização, processos e tomada de decisão.

1. Aprendemos que as organizações quanto à tipologia tanto podem ser de base mecanicista, caracterizada pela estrutura burocrática, como também ser de base orgânica, caracterizada pela flexibilidade quanto ao cenário ao qual esta inclusa. Essas duas tipologias podem conviver em uma só organização? Se sim, justifique sua resposta. Valor da questão 0,5 (meio) ponto.
Não. Pelo simples fato de os meios por onde são alcançados os objetivos são totalmente diferentes. Seria um caos para minha organização eu ser rígido e flexível ao mesmo tempo, seria uma organização plural. Por outro lado, essas tipologias são escolhidas em função da estrutura da organização. A tipologia mecanicista é implementada em organizações de grande porte, já a tipologia orgânica é mais comum em organizações de pequeno porte. Aprendemos é que as organizações devem ser singulares, onde cada membro tenha o mesmo objetivo para que o objetivo maior seja alcançado.

2. Escolha uma unidade de trabalho na organização em que você trabalha ou em alguma outra organização e a partir do levantamento de uma rotina (processo) escolhida por você elabore um fluxograma vertical ou de coluna? Valor da questão 0,5 (meio) ponto.
opcional
3. Comente sobre a importância da comunicação para os três aspectos principais que auxiliam em uma visão de relacionamentos ao nível formal e informal de uma organização. Valor da questão 0,5 (meio) ponto.
Deve-se verificar até que ponto a forma estrutural atende às necessidades de comunicação da empresa. Comunicação é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de determinado canal, e entendida por um receptor. O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações que  permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.
 De maneira genérica existem dois tipos diferentes de formação de esquemas de comunicação numa empresa. São eles:
• o formal: é conscientemente planejado, facilitado e controlado. Ele segue a corrente de comando numa escala hierárquica;
• o informal: surge espontaneamente na empresa, em reação às necessidades de seus membros.
4. Descreva como uma decisão não programada pode tornar-se um tipo de decisão programada. Exemplifique. Valor da questão 0,5 (meio) ponto.
Analisar o problema sistematicamente. Examinar a situação, criar alternativas, avaliar alternativas e selecionar a melhor e implementar e monitorar a decisão.
5. Quais os benefícios do pensamento sistêmico na tomada de decisão organizacional? Valor da questão 0,5 (meio) ponto.
O pensamento sistêmico é uma base para o pensamento e a comunicação claros, uma maneira de ver mais e mais longe. Com uma perspectiva diferente e mais ampla, você poderá ver exatamente o que está acontecendo e então tomar atitudes que saberá serem melhores em longo prazo. O pensamento sistêmico o ajudará a ir além de culpar os outros ou a si mesmo. Ele é uma ferramenta essencial para ajudá-lo a lidar com os outros e consigo mesmo de forma mais eficaz. Uma das faces do pensamento sistêmico não vê os problemas como sendo singulares, mas os vê como relacionados a todos os aspectos da organização. As organizações são compostas de sistemas e processos inter-relacionados e qualquer mudança em um dos aspectos organizacionais afetará todos os outros.

Um comentário: