RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DICAS - SÚMULAS 718 E 719, DO STF E SÚMULA 440, DO STJ: GRAVIDADE DO CRIME E FIXAÇÃO DO REGIME INICIAL DE CUMPRIMENTO DE PENA

Súmula 718, do STF: "A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada".

Súmula 719, do STF: "A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea".

Súmula 440, do STJ: "Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito".

COMENTÁRIOS: Para a fixação do regime inicial de cumprimento de pena devem ser considerados os seguintes aspectos: a) quantidade de pena; b) circunstâncias judiciais e c) reincidência. Deve ser verificada, também, a espécie de pena prevista no tipo penal, eis que na reclusão se admite o início do cumprimento de pena em qualquer dos 3 regimes (fechado, semiaberto e aberto). Já na detenção somente em dois: semiaberto e aberto.

Sendo assim, a gravidade do delito é elemento estranho e não deve ser apreciada na fixação do regime inicial de cumprimento de pena. Gravidade é elemento já considerado pelo legislador, na primeira etapa de individualização da pena. Não pode ser rediscutido pelo julgador.

Desta forma, considerar a gravidade do crime para a fixação do regime inicial de cumprimento de pena é ilegal, tal qual ocorre nos crimes de roubo, em alguns Estados. Não cabe ao julgador examinar esta questão, e sim aplicar a lei, nos limites por ela estabelecidos.

Caso seja indevidamente analisada a gravidade do crime para a fixação de regime inicial de cumprimento de pena mais gravoso, devem ser intentadas as medidas cabíveis, quais sejam, interposição de apelação e impetração de ordem de habeas corpus.
DICA - SÚMULA 491, DO STJ

Súmula 491 - STJ: “É inadmissível a chamada progressão per saltum de regime prisional”.

Esta Súmula encontra fundamento no artigo 112, caput, LEP, cuja redação é: “a pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime
 anterior e ostentar bom comportamento carcerário, comprovado pelo diretor do estabelecimento, respeitadas as normas que vedam a progressão”.

Desta forma, o condenado deve passar inicialmente do regime fechado ao semiaberto e depois cumprir parte da pena restante (1/6, 2/5 ou 3/5, conforme o crime), além de ostentar bom comportamento carcerário, para alcançar o regime aberto.

A hipótese mencionada na Súmula não abrange, sob nossa óptica, a 
situação de ausência de vagas no regime semiaberto. Neste caso, deverá o condenado aguardar a vaga no regime aberto, uma vez que se trata de uma falha estatal, que não pode ser suportada por ele. Não se trata de transferência por salto, eis que o condenado apenas aguardará a abertura de vaga no regime intermediário.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, na situação em que o condenado esteja esperando vaga no Semi Aberto, em RAberto, por um lapso temporal igual ou maior ao qual ele teria cumprido o próprio RSA, o que acontece:
    a) ele permanece no RAberto, pois, mesmo não havendo cumprido tempo em RSA, o tempo de espera em RA é contado;
    b) ele ingressa na vaga do RSA para cumprir normalmente e depois progride para o RA e cumpre tempo normal também
    c) ele ingressa na vaga do RSA para cumprir normalmente e depois progride para o RA, contudo, nesse regime aproveita o tempo que já cumpriu enquanto esperava vaga no RSA
    d) ???

    grato
    aguardo a resposta

    luciano maia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Me ajudou muito nos estudos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! Me ajudou muito nos estudos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Barara! disponho

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo esclarecimento amigo, pra mim a 719 desmentia a 718. Estava confuso.

    ResponderExcluir
  7. Novamente teu blog me quebrando um galho. Valeu.

    ResponderExcluir