RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Os principais erros do caso KODAK


1-Falta de planejamento estratégico
Falta de preparo e planejamento para a revolução tecnológica que estaria por vir. (revolução digital). Arrogância, estreiteza de visão, gestão altamente centralizada e uma excessiva reverência a valores que não condiziam mais com a realidade do mercado.
2– Incapacidade de se reinventar para adequar-se as mudanças observadas em seu ambiente competitivo
Desde o início dos anos 90, o fim do filme fotográfico era visto como questão de tempo. A Kodak tentou negar essa realidade de todas as formas e manteve seu modelo de negócios inalterado. Os dirigentes e funcionários da Kodak estavam demasiadamente enraizados no que faziam com muita competência e isso causava resistência às mudanças no seu modelo de gestão e de negócios;
3 – Hesitar ao adotar novas tecnologias
A primeira câmera digital foi desenvolvida pela Kodak em 1976. A empresa, no entanto, levou 25 anos para levar esse negócio a sério, quando o mercado já estava tomado pelos concorrentes;
4– Desprezar a inovação
A Kodak sempre foi pródiga nos gastos com pesquisas, o que resultou em uma vasta base de patentes. No entanto, a maioria das inovações ficava na gaveta ou era licenciada a terceiros;
5 – Manter uma estrutura fossilizada
Uma das heranças negativas do fundador George Eastman foi uma cultura corporativa hierarquizada e lenta na tomada de decisões. Isso atrasou dramaticamente as mudanças na empresa.

ESTRATÉGIAS LEVARAM À EMPRESA ENTRAR EM CONCORDATA

ü  Inovou o modelo de negócio, a cadeia de produção e a própria estrutura da sua gestão configurada de acordo com a evolução tecnológica vigente.
ü  Medidas de reestruturação tomadas pela Kodak desde janeiro de 2012. Entre elas, estão à venda de patentes de tecnologia, a saída do mercado de impressão e um contrato de licenciamento que empresta a marca para uma fabricante de câmeras e projetores digitais.
ü  Desenvolveu uma câmera digital que rapidamente ganhou popularidade e se tornou líder em vendas.

Um comentário:

  1. seria caracterizado como sombra de obsolescência ou ciclo auto-ilusorio?

    ResponderExcluir