1-Falta de planejamento
estratégico
Falta de preparo
e planejamento para a revolução tecnológica que estaria por vir. (revolução
digital). Arrogância, estreiteza de visão, gestão
altamente centralizada e uma excessiva reverência a valores que não condiziam
mais com a realidade do mercado.
2– Incapacidade de se reinventar para
adequar-se as mudanças observadas em seu ambiente competitivo
Desde o início
dos anos 90, o fim do filme fotográfico era visto como questão de tempo. A
Kodak tentou negar essa realidade de todas as formas e manteve seu modelo de
negócios inalterado. Os dirigentes e
funcionários da Kodak estavam demasiadamente enraizados no que faziam com muita
competência e isso causava resistência às mudanças no seu modelo de gestão e de
negócios;
3 – Hesitar ao adotar novas tecnologias
A primeira câmera digital foi desenvolvida pela Kodak em 1976. A empresa, no entanto, levou 25 anos para levar esse negócio a sério, quando o mercado já estava tomado pelos concorrentes;
3 – Hesitar ao adotar novas tecnologias
A primeira câmera digital foi desenvolvida pela Kodak em 1976. A empresa, no entanto, levou 25 anos para levar esse negócio a sério, quando o mercado já estava tomado pelos concorrentes;
4–
Desprezar a inovação
A Kodak
sempre foi pródiga nos gastos com pesquisas, o que resultou em uma vasta base
de patentes. No entanto, a maioria das inovações ficava na gaveta ou era
licenciada a terceiros;
5
– Manter uma estrutura fossilizada
Uma das heranças negativas do fundador George Eastman foi uma cultura corporativa hierarquizada e lenta na tomada de decisões. Isso atrasou dramaticamente as mudanças na empresa.
Uma das heranças negativas do fundador George Eastman foi uma cultura corporativa hierarquizada e lenta na tomada de decisões. Isso atrasou dramaticamente as mudanças na empresa.
ESTRATÉGIAS LEVARAM À EMPRESA ENTRAR EM CONCORDATA
ü
Inovou o modelo de negócio, a cadeia de produção e
a própria estrutura da sua gestão configurada de acordo com a evolução
tecnológica vigente.
ü Medidas de
reestruturação tomadas pela Kodak desde janeiro de 2012. Entre elas, estão à
venda de patentes de tecnologia, a saída do mercado de impressão e um contrato
de licenciamento que empresta a marca para uma fabricante de câmeras e
projetores digitais.
ü
Desenvolveu uma câmera digital que rapidamente
ganhou popularidade e se tornou líder em vendas.
seria caracterizado como sombra de obsolescência ou ciclo auto-ilusorio?
ResponderExcluir