RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Em nosso mundo cada vez mais globalizado, qual seria a importância da localização física da organização para a obtenção de uma vantagem competitiva?

nands,jpg
Re: Fórum da Unidade 2
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - terça, 9 abril 2013, 00:22
 
A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento.
O local deve oferecer uma infraestrutura necessária a seu negócio e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores e permitir o escoamento de sua produção. No cenário atual, o arranjo físico tem fundamental importância no planejamento e construção das empresas, tanto para as que atuam na esfera de serviços como as da esfera de manufatura.
Trata-se de uma importante etapa de todo o negócio, que deve levar em conta princípios estatísticos, como análise do fluxo de pedestres e veículos, hábitos de compra e poder aquisitivo dos consumidores. As dúvidas dos empreendedores aumentam em proporção ao número de opções e diminuem quando se têm objetivos bem definidos.
As indústrias devem estar atentas principalmente à logística de transporte, com vistas ao fluxo de veículos de carga de matéria-prima e produtos acabados.
Não existe uma receita pronta para determinar o melhor local para um empreendimento. O ponto certo vai depender de algumas variáveis como, por exemplo, o porte, infraestrutura, facilidade de acesso, estacionamento, visibilidade, público-alvo, concorrência, segurança e custos.

em busca dos sonhos!!!
Re: Fórum da Unidade 2
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - terça, 2 abril 2013, 09:06
 
Quando falamos em globalização de imediato já visualizamos o mundo, os continentes se interagindo, uma relação também de dependência entre si. Não há como um país viver isolado, como se auto-suficiente fosse. Não esquivando que nessa relação há a competitividade, principalmente de mercados; observando o vídeo sobre arranjo físico veio a "tirar a venda dos olhos" da importância e da viabilidade que traz pra maior produção com resultado eficaz, a disposição em que se encontra a cadeia produtiva. Não sei se interpretei com propósito a pergunta da autora, mas o que entendi foi a importância da localização da organização no espaço/território de tal forma a atingir eficazmente a sua finalidade de atender tanto a demanda nacional como internacional, que faz toda a diferença, pois qual obteria mais sucesso: a empresa A que tem sede em uma cidade interiorana de difícil acesso, com mão de obra qualificada escassa, longe dos fornecedores, enfim sem nenhum ponto estratégico; enquanto que empresa B, com visão ampla e estratégica se fixa em local ideal tanto pra escoamento do seu produto como para entrada de insumos/matérias-primas, facilidade de acesso, de mão-de-obra e fatores naturais favoráveis para sua atividade?Certamente responderíamos que a empresa B possui mais chances de sucesso que a sua concorrente, por ter se preocupado com sua localização física e as vantagens que lhe traziam esta escolha acertada.
Também pode-se fazer a análise internamente, como as etapas do processo de produção estão dispostos, que proporcionarão maior produção, menos acidentes, menos tempo gasto desnecessariamente, ambiente com facilidade de acesso sem tropeços e clareza de suas etapas, que consequentemente terá sucesso garantido em sua finalidade.
Casamento
Re: Fórum da Unidade 2
por ARNON SANTANA FERNANDES GAMA - segunda, 8 abril 2013, 23:36
 
A localização física da organização para a obtenção de uma vantagem competitiva é de suma importância, visto que quando decide-se onde irá localizar a organização implica diretamente nos fatores: quem serão os clientes, se os itens a serem comprados estão próximos, quais os custos de entrega e transporte, qual a característica dos clientes e do local. Não se pode esquecer também que problemas de localização de instalações envolvem uma rede, e por isso precisa avaliar todos nela envolvidos, desde os clientes até os fornecedores. As localizações e a natureza das fontes de suprimentos e as localizações e a natureza dos produtos e clientes, portanto, deverão ter papel essencial na definição de localização dessas instalações, de forma que a eficiência e eficácia global da rede sejam maximizadas. Mas ainda há outro fator que pode afetar na decisão da localização mais apropriada: a natureza do negócio em que a organização atua. E este fator, por sua vez, também definirá fatores que podem ser determinantes na escolha da localização. Como por exemplo, se nos produtos da operação predominam ou não produtos físicos estocáveis. Contudo isso, percebe que para alcançar o sucesso em uma empresa ou organização deve analisar minunciosamente os custos de mão de obra, os custos de terreno, os custos de energia, os custos de transporte, custos da comunidade, os custos fixos, os custos variáveis e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário