Com o advento da era gerencial, a
complexidade do mundo empresarial aumentou, passando a exigir um perfil
gerencial mais empreendedor, respostas mais rápidas e corretas à ação de
concorrentes, uma redefinição do papel social e econômico das empresas e uma
melhor adequação à nova postura assumida pelos consumidores.
É nesse cenário que se constituiu a Administração
Estratégica. Seu objetivo principal pode ser definido como uma adequação
constante da organização ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de
riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders (reclamantes
da empresa: acionistas, empregados, clientes e fornecedores).
Apesar
do impasse, a administração estratégica é executada em muitas organizações
atualmente, e muitas delas se beneficiam de forma significativa.
A
Administração Estratégica é definida como um processo contínuo e interativo que
visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu
ambiente.
A
Administração Estratégica envolve um processo ou uma série de etapas. As etapas
básicas incluem Execução de uma análise
do ambiente, Estabelecimento de uma
diretriz organizacional, Formulação de uma estratégia organizacional, Implementação
da estratégia organizacional e Controle estratégico.
Nesse novo paradigma gerencial, Planejamento
Estratégico se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas
públicas e privadas.
Empresas de
todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à
estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e
grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de
lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais
adequados aos seus interesses.
Nesse
sentido, podemos definir planejamento estratégico como o planejamento analítico
e sistemático do meio interno da organização analisando seus pontos fortes e
fracos bem como o meio externo da organização analisando as oportunidades e
ameaças com o objetivo de garantir maior resolutividade e eficácia da
organização.
Conclusão
Neste
texto, procurou-se destacar a importância do Planejamento Estratégico dentro do
processo de Administração Estratégica, colocando-o como uma ferramenta útil
para a gestão das organizações. Foram descritos alguns conceitos importantes
sobre administração estratégica, visão e gestão estratégica que em muito podem
contribuir para a reflexão dos administradores, e que estão diretamente
relacionados ao processo de Planejamento Estratégico.
O
Planejamento Estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como
um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a
linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão.
Muitas
empresas continuaram a criar sistemas de planejamento estratégico sem fazer
nenhuma diferenciação entre presente e futuro. De fato, com frequência elas
adotam abordagens ineficazes que funcionam como “abrigos de transição” entre os
dois e deixam de atender às necessidades de excelência de curto prazo e às de
mudança de longo prazo. O onipresente plano de três anos geralmente cai nessa
armadilha.
A
capacidade das empresas de ter hoje um desempenho eficaz depende de decisões
que foram tomadas no passado; as decisões que tomam hoje de seguir nessa ou
naquela direção modelam suas opções no futuro. Vale citar um antigo ditado: “O
passado está no presente, e o presente contém o futuro”.
O planejamento
para o presente requer uma estratégia própria – uma visão de como a empresa
precisa funcionar hoje (dadas suas competências e seus mercados-alvo) e do
papel de cada função chave. E o planejamento para o futuro é feito com base em
uma visão do futuro – e, mais importante ainda, em uma estratégia para chegar
lá.
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