Lições do
Dr. Deming (Texto de Apoio 2)
O administrador estadunidense Edwards Deming, reverenciado como o
pai da qualidade naquele país, captou a dinâmica da busca pela qualidade e
anunciou 14 lições para controle de qualidade, que se tornaram a bíblia de
milhares de administradores nas últimas duas décadas.
Pela primeira vez traduzida
no Brasil, com o título “Saia da Crise”, a obra discute a importância e as
formas de desenvolver a qualidade dentro das empresas. Lançado originalmente em
1982, pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), o clássico das escolas
de administração obteve somente agora seus direitos autorais liberados para
tradução.
É preciso colocar todos na companhia para trabalhar em prol da
transformação, diz uma das lições apresentadas no livro.
Em sua teoria do conhecimento profundo, Edwards Deming assume que
qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Essa filosofia de gerência foi
aplicada no Japão e resultou em total transformação do sistema produtivo
japonês. Deming chegou a ser condecorado pelo imperador do país à época, em
reconhecimento aos métodos por ele utilizados.
Deming não só descreve suas 14 lições, mas também a forma de
implementá-las. Para o guru da qualidade, a adoção e a ação nesses pontos são
um sinal de que a gerência pretende permanecer no negócio e proteger os
investidores e os empregos. Esses 14 pontos, segundo ele, podem ser aplicados
em qualquer lugar, tanto nas pequenas como nas grandes organizações.
As 14 lições:
1. Seja constante em suas propostas e objetivos.
2. Adote uma nova filosofia.
3. Cesse a dependência da inspeção pública.
4. Acabe com os contratos menores de licitação.
5. Melhore todos os processos, sempre.
6. Invista em treinamentos.
7. Invista em liderança e desenvolva-a.
8. Administre sem medo.
9. Quebre as barreiras.
10. Elimine as advertências e os "puxões de orelha".
11. Elimine alvos arbitrários.
12. Incentive o gosto e o orgulho pelo trabalho.
13. Incentive a educação.
14. Crie sistemas de gerenciamento comprometidos e ativos.
O Dr. W.
Edwards Deming desenvolveu a teoria de gerência conhecida como o sistema do
"Conhecimento Profundo". Segundo ele, esse sistema possibilita o
pensamento de que todo e qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Seus
ensinamentos e sua filosofia de gerência no Japão resultaram numa transformação
total do sistema produtivo japonês, que ficou conhecida como o "Milagre
Industrial Japonês”.
Excelente!
ResponderExcluirSim. Muito bom
ExcluirMuito bom..
ResponderExcluirRealmente, muito interessante.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMás o melhor que educar e incentivar todos em um só propósito é " Produzir com eficiência e qualidade". Excelente visão em constante evolução nos dias de hoje.
ResponderExcluirResponderExcluir
Adicionar comentário
Muito bom, organizacional.
ResponderExcluirÓtimo aprendizado.
ResponderExcluirUma visão que até os dias de hoje, parece ser atual.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirEdificante
ResponderExcluirMuito bom este texto
ResponderExcluirExcelente, esclarecedor e atualíssimo.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirAlguém sabe um site onde eu possa baixar em pdf o livro?
ResponderExcluirse sim pode entrar em contato no meu e-mail dieguinhobjj@hotmail.com
achei muito bom!
ResponderExcluirBem elaborado!Imprescindível para qualquer empreendimento.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAplicáveis não somente ao setor privado , como indispensáveis ao setor público .
ResponderExcluirMuito bom,o texto.
ResponderExcluirMuito bom mesmo
ResponderExcluirAprender sempre é esse o caminho.Atualmente as empresas adotam a Educação Corporativa.
ResponderExcluirQdo há empenho e, um sistema produtivo comprometido e unido, o resultado é a qualidade em todas as etapas do atendimento.
ResponderExcluirQuando há interação entre empregador/empregado, ou em qualquer setor na vida de cidadãos, respeito, amor e dedicação pelo desempenho em quaisquer atividade desempenhada,o sucesso é compensador.
ResponderExcluirTambém achei muito interessante.
ResponderExcluirTodos nos deveremos sempre procurar dar o melhorar, como forma de crescimento.
ResponderExcluirBacana!
ResponderExcluirMuito bom mesmo e bastante produtivo .
ResponderExcluirMuito eficaz.
ResponderExcluirInteressante, conhecimento e sabedoria.
ResponderExcluirTop!
ResponderExcluirNome está errado no título: DeRming // Deming
ResponderExcluirO tema é de grande relevância para os dias atuais.
ResponderExcluirTexto rico em conhecimento.
ResponderExcluirMuito interessante!
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirSe as empresas colocasse as licoes do dr teria uma grande melhoria.
ResponderExcluirQue maravilha de aprendizado.
ResponderExcluirObrigado.
muito bom!
ResponderExcluirAs lições são um exemplo a ser seguido. No momento me encontro com problemas na lição de número 10 : evitar advertências e "puxões de orelha".
ResponderExcluirExcelente aprendizado,gostei muito.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirEsses ensinamentos continuam até nós dias atuais.Em muitas instituições comerciais continuam dando certo.
ResponderExcluirExcelente artigo de instrução;vale a pena ler o livro
ResponderExcluir14 tópicos de grande valia e importância, que com certeza são necessários hoje e sempre.
ResponderExcluirMotivador. Nos ensina a importante lição de sempre nos dedicar pela melhoria de quem somos e do que fazemos.
ResponderExcluirMuito bom!!1
ResponderExcluir