RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

domingo, 1 de abril de 2012

I fórum de Economia brasileira


perfil
Fórum I
por TAISON MARTINS ALMEIDA - quinta, 3 novembro 2011, 13:11

Caros alunos,
Apresentamos o FÓRUM para aprimoramento do conhecimento dos assuntos abordados nas unidades estudadas do livro Texto – Economia Brasileira – com a seguinte proposição para discussão.
A economia do Brasil se destaca como uma das que mais crescem no ocidente, mas o país vive segundo alguns críticos, um processo de desindustrialização. Você concorda com esse pensamento? Justifique.


Imagem de VALENTIM SALES COSTA
Re: Fórum I
por VALENTIM SALES COSTA - sábado, 5 novembro 2011, 16:11
Em partes concordo. como vemos nos noticiários muitas industrias, muitas empresas no país estão fechando as portas, motivo pelo qual não conseguem crescer, não recebem incentivos fiscais, não conseguem pagar seus funcionário em dia e tambem não conseguem pagar as altas de impostos cobrado pelo governo.mas diga-se de passagem o pais vem crescendo no cenário mundial, no meu ponto de vista é devido a população que anos atras não tinha participação na renda do país e hoje esta população já faz parte dessa renda, ou seja estão podendo comprar tanto alimentação como outros materiais de consumo, graçgas aos grandes programas sociais criados pelo governo lula, bem como tambem no governo atual.

Imagem de VALENTIM SALES COSTA
Re: Fórum I
por VALENTIM SALES COSTA - sábado, 5 novembro 2011, 16:36
Se fisermos um apanhado geral de alguns anos atrás veremos que a população taxada como pobre, já fazem parte da renda do país, essa gente já estar sendo tratadas como pessoas que existe, isso graças aos grandes programas sociais criados pelos gonvernos, muitos já tem onde morar, trabalhar, estudar em fim estão com dinheiro no bolso e o poder de compra só vem aumentando. Por outro lado o país segundo alguns criticos não estar muito bom, em partes como falei concordo, mas muitos países ricos tambem estão enfrentando crises, como exemplo Estados Unidos,Grecia.

Imagem de CANDIDA ISTERINA DOS SANTOS FRANCA
Re: Fórum I
por CANDIDA ISTERINA DOS SANTOS FRANCA - segunda, 7 novembro 2011, 08:37
De certa maneira sim, podemos citar com exemplo o sul do PI,  que sabemos de seu potencial em termo de produção agricula, em utencilio como o algodão, a soja  na cidade de  SANTA FILOMENA, o que recai na questão acima. Como ñ temos uma extruturação, toda essa produção está saindo do seu estado de origem, devido a faltade de indrustrialização isso em termo de PIAUÍ e o resto do BRASIL, a questão é bem maior...

A
Re: Fórum I
por ANTONIA NOGUEIRA SANTANA - sexta, 11 novembro 2011, 13:07
O Brasil atualmente,vive um momento de grandes avanços em termos de economia.Pois é uma das que mais tem se desenvolvido . Sabemos que a economia Brasileira tem um mercado livre e exportador,vem melhorando cada dia o seu poder de compra e venda, e foi o País que mais melhorou em questão de competitividade em 2009.

Imagem de FABRICIO ASSUNCAO TELES
Re: Fórum I
por FABRICIO ASSUNCAO TELES - domingo, 13 novembro 2011, 21:20
Sim. A desindustrialização pode ser causada por fatores internos e externos a uma determinada economia. Os fatores internos seriam basicamente dois , a saber: uma mudança na relação entre a elasticidade renda da demanda por produtos manufaturados e serviços e o crescimento mais rápido da produtividade na indústria do que no setor de serviços.

nands,jpg
Re: Fórum I
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - segunda, 14 novembro 2011, 10:46
Com certeza.A indústria brasileira não está perdendo espaço na economia porque outros setores estão crescendo e, sim, porque ela está encolhendo, crescendo muito menos em comparação ao passado. Brasil depende cada vez mais da importação de manufaturas em detrimento da fabricação própria. Além disso, “a falta de investimento no desenvolvimento da indústria é um fator crítico que potencializa os riscos de o parque industrial brasileiro diminuir”.
Nos últimos anos a indústria de transformação brasileira foi aos poucos perdendo o seu poder de competição. Vários segmentos já tiveram impactos muito fortes, porque não podem competir com os chineses. Existem muitas indústrias que produziam aqui no Brasil e viram que é mais barato importar da China,um exemplo clássico, é o setor têxtil. Camisas, blusões e outros artigos são comprados daquele país a preços ridículos. O mesmo ocorre com brinquedos, armação de óculos, alto-falantes, em suma, centenas de produtos manufaturados, nos quais o Brasil perdeu competitividade e os chineses estão vendendo aqui dentro”.
Portanto, é necessário definir estratégias de atuação que gerem incentivos à inovação, ao desenvolvimento de um setor produtivo competitivo internacionalmente, tirando-nos dessa trajetória que está sendo imposta: a de fornecedores de produtos primários e compradores de manufaturados.
eu
Re: Fórum I
por FABIA SOUSA NERY - domingo, 20 novembro 2011, 15:33
 
Sim concordo. É notório o crescimento econômico do país em especial na última década, apesar das recentes crises econômicas ocorridas recentemente. Por outro lado, de acordo com o diagnóstico do processo industrial brasileiro, é inegável que o país está em processo de desindustrialização, visto o aumento expressivo da participação relativa do emprego manufatureiro no emprego nos estágios iniciais e intermediários de desenvolvimento e de queda dessa participação a partir de níveis elevados de renda per capita, entre outros fatores, e, como a colega Luciana Andrade aludiu “o setor de serviços é bem mais atrativo; falta de investimento para desenvolver a indústria, fazendo com que o país fique com atraso tecnológico e chegando a perder a competitividade para outros países com a indústria mais desenvolvida; o país importa mais do que exporta”. Haja vista, esse processo precisa uma discussão política para contornar a situação econômica e financeira interna.

3 comentários:

  1. GANHAR DINHEIRO IMPORTANDO PRODUTOS DA CHINA

    Você gostaria de comprar Produtos Direto da China ?
    Comprar produtos com até 80% de Desconto ?
    Aprender a vender esses produtos em sites de leilão ?
    Quer aprender a Ganhar Dinheiro na internet Dia e Noite sem parar?

    Comprar celulares muito barato, compre ipads, compre tudo direto da china,
    dos EUA, exemplo: produtos vendidos na china por 11,00 são vendidos aqui
    no Brasil por 99,00 na internet, no Mercado Livre e em outros sites de leilão
    Aprenda a Importar da China, visite nosso site e começe a Ganhar Dinheiro

    http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm

    ResponderExcluir
  2. Nao precisa viajar para a China para fazer uns bons negocios - com o crescimento acelarado da nossa economia e o 'boom' antes da Copa do Mundo e as Olimpiadas,e um otimo momento para investir no Brasil!Imagina a caravana de gringos que vai vir ex no Rio... Aproveita essa oportunidade e faca um bom investimento como compra desse restaurante no Rio: http://vendaempresas.com.br/vender-empresa/detalhes/restaurante-rio-de-janeiro/a50d511c-5bf1-4cb5-8eea-5e702d29c73c
    e muitos mais no pais inteiro: http://www.vendaempresas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nao precisa viajar para a China para fazer uns bons negocios - com o crescimento acelarado da nossa economia e o 'boom' antes da Copa do Mundo e as Olimpiadas,e um otimo momento para investir no Brasil!Imagina a caravana de gringos que vai vir ex no Rio... Aproveita essa oportunidade e faca um bom investimento como compra desse restaurante no Rio: [url=http://vendaempresas.com.br/vender-empresa/detalhes/restaurante-rio-de-janeiro/a50d511c-5bf1-4cb5-8eea-5e702d29c73c]Restaurante Rio de Janeiro[/url]

    e muitos mais no pais inteiro: [url=http://vendaempresas.com.br]Compra e Venda de Empresas[/url]

    ResponderExcluir