RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

domingo, 1 de abril de 2012

I fórum de sociologia organigacional

rildo
FÓRUM I
por RILDO DA SILVA OLIVEIRA - sexta, 9 dezembro 2011, 11:39
 Na concepção de Max Weber a burocracia é a forma mais abrangente de dominação moderna. Explique quais transformações ocorreram na sociedade e no Estado moderno para garantir a dominação burocrática.
Casamento
Re: FÓRUM I
por ARNON SANTANA FERNANDES GAMA - terça, 22 novembro 2011, 15:40
 A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940, principalmente em função dos seguintes aspectos:
1 - A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;
2 - a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;
3 - o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos;
4 - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. Onde a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
Weber identifica três fatores principais que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia:
 O desenvolvimento de uma economia monetária: Na Burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática;
 O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno;
 A superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração: serviu como uma força autônoma para impor sua prevalência.
O desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas tenderem ao aperfeiçoamento para acompanhá-lo.
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. Entretanto para Max Weber a burocracia é exatamente o contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.

Principais características
Caráter legal das normas e regulamentos
É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.
 São escritas.
 Procuram cobrir todas as áreas da organização.
 É uma estrutura social racionalmente organizada.
 Conferem às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.
 Possibilitam a padronização dentro da empresa.
Caráter formal das comunicações
A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas.
Caráter racional e divisão do trabalho
A Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade que é adequada ao objetivo a ser atingido, ou seja, a eficiência da organização, através de:
 aspecto funcional da burocracia;
 divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder;
 estabelecimento das atribuições de cada participante;
 cada participante passa a ter o seu cargo específico, suas funções específicas e sua área de competência e de responsabilidade;
 cada participante sabe qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e quais os limites de sua tarefa;
Impessoalidade nas relações
Essa distribuição de atividade é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas:
 considera as pessoas como ocupantes de cargos e de funções;
 o poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa;
 obedece ao superior não em consideração a pessoa, mas ao cargo que ele ocupa;
 as pessoas vêm e vão, mas os cargos permanecem;
 cada cargo abrange uma área ou setor de competência e de responsabilidade.
Hierarquia da autoridade
A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio de hierarquia:
 cada subordinado deve estar sob a supervisão de um superior;
 não há cargo sem controle ou supervisão;
 a hierarquia é a ordem e subordinação, a graduação de autoridade correspondente às diversas categorias de participantes, funcionários e classes;
 os cargos estão definidos por meio de regras limitadas e específicas.
Rotinas e procedimentos
A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo:
 O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça;
 a disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações;
 todas as atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
Competência técnica e Meritocracia
Na burocracia a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica:
 admissão, transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios válidos para toda a organização;
 necessidade de exames, concursos, testes e títulos para a admissão e promoção dos funcionários.
Profissionalização dos participantes
A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário é um profissional pelas seguintes razões:
 é um especialista, ou seja, cada funcionário é especializado nas atividades do seu cargo;
 é assalariado - os funcionários da burocracia participam da organização e recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam;
 é nomeado por superior hierárquico;
 seu mandato é por tempo indeterminado;
 segue carreira dentro da organização;
 não possui a propriedade dos meios de produção, o administrador profissional administra a organização em nome dos proprietários;
 é fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa, o funcionário passa a defender os interesses do seu cargo e da sua organização.
Completa previsibilidade do funcionamento
O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível:
 os funcionários devem comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização;
 tudo na burocracia é estabelecido no sentido de prever todas as ocorrências e transformar em rotina sua execução.
Vantagens da Burocracia
Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação.
 Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
 Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
 Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos;
 Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. A informação é discreta, já que é passada apenas a quem deve recebê-la;
 Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito;
 Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado;
 Redução no nível de atrito, entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidade e as do outro;
 Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias;
 Subordinação dos mais novos aos mais antigos dentro de uma forma estrita e bem conhecida, de modo que o supervisor possa tomar decisões que afetam o nível mais baixo;
 Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a discriminação pessoal;
 Benefícios sob o prisma das pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas em seus campos As pessoas podem fazer carreira na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.
Racionalidade Burocrática
A racionalidade é um conceito muito ligado à Burocracia para Weber e implica na adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência.
A Burocracia é baseada em
caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, a impessoalidade no relacionamento, a divisão do trabalho, hierarquização de autoridade, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da administração, profissionalização e previsibilidade do funcionamento.
Conseqüências previstas
previsibilidade do comportamento humano e npadronização do desempenho dos participantes.
Objetivos
Máxima eficiência da organização:
 uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas,
 a racionalidade funcional é atingida pela elaboração – baseada no conhecimento cientifico – de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência.
Weber usa o termo burocratização em um sentido mais amplo, referindo-se também às formas de agir e de pensar que existem não somente no contexto organizacional, mas que permeiam toda a vida social antiga.
Disfunções da Buracracia
Conseqüências imprevistas são oito:
Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos
As normas e regulamentos se transformam de meios, em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. O funcionário adquire "viseiras" e esquece que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional..
Excesso de formalismo e de papelório
É a mais gritante disfunção da burocracia. A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, conseqüentemente de papelório.
Resistência às mudanças
O funcionário acostumado com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança.
Despersonalização do relacionamento
A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.
Categorização como base do processo decisório
A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, portanto quem toma decisões será aquele mais alto na hierarquia.
Superconformidade às rotinas e procedimentos
A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos organizacionais que foram realmente estabelecidos.
Exibição de sinais de autoridade
Como a burocracia enfatiza a hierarquia de autoridade, torna-se necessário um sistema que indique a todos, com quem está o poder.
Dificuldade no atendimento aos clientes e conflitos com o público
O funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos, para as suas rotinas e procedimentos.
Ligações internas
Burocracia, Administração Pública e Administração.
A
Re: FÓRUM I
por ANTONIA NOGUEIRA SANTANA - quarta, 23 novembro 2011, 13:04
 

Colega,vc disse tudo hem... nem precisa complementar. Risos,Mandou bem viu!
Vimos que na concepção weberiana da democracia. Este tópico costuma ser tratado de duas maneiras. Considerado de forma sincrônica, Weber é normalmente apresentado como fundador de uma versão elitista da democracia: o “elitismo democrático”! Nesta visão, o pensamento democrático weberiano e seu ceticismo em relação às formas de participação democrática ampliada estaria assentado no pressuposto da irracionalidade das massas e da complexidade burocrática do Estado.
Portanto, claramente vinculado a cosmovisão liberal, Weber entende que os valores do individualismo e dos direitos humanos foram fruto de uma combinação contingente que ocorreu somente na Europa Ocidental. Ele era pessimista quanto à plausibilidade desta mesma constelação diante dos rumos do capitalismo contemporâneo.
em busca dos sonhos!!!
Re: FÓRUM I
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - quinta, 24 novembro 2011, 09:53
 ANALISANDO A QUESTÃO BUROCRÁTICA E AO MESMO TEMPO RECORDANDO O ARTIGO DE MARIA ESTER DE FREITAS QUE TRABALHA O TEMA CONTEXTO SOCIAL E IMAGINÁRIO ORGANIZACIONAL MODERNO, CHEGA-SE A UM PONTO COMUM: A SOCIEDADE MODERNA ESTÁ MAIS RACIONAL E SOFRE MUTAÇÃO DE MODO TÃO ACELERADO QUE ESTÁ PASSANDO POR CRISE DE IDENTIDADE, QUAL SERIA A IDENTIDADE DA SOCIEDADE MODERNA? UM PONTO QUE LEVANTA MUITOS QUESTIONAMENTOS E ESTUDOS, E NÃO SE CHEGOU A UMA CONCLUSÃO AINDA.
POIS BEM, ALÉM DA PERDA DO IMAGINÁRIO SOCIAL, DA MUTABILIDADE, DA RACIONALIDADE EXACERBADA, PARECE-ME QUE A SOCIEDADE MODERNA PREFERE NÃO AVENTURAR EM MUDANÇAS REPENTINAS E SURPRESAS O QUE FAZ COM QUE A BUROCRACIA AINDA TENHA UM SOLO MUITO FÉRTIL NA SOCIEDADE ATUAL, NO QUAL USA-SE AS MESMA TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E DE CERTA FORMA FACILITA O ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS POR TODOS.
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Re: FÓRUM I
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - quarta, 30 novembro 2011, 23:52
 Sabe-se desde primórdios, o mundo sempre mudou, e nessa mesma embarcação mudou também o comportamento organizacional das organizações. O mundo que nos era familiar parece ser misterioso cada vez mais. Entretanto, ele está cheio de incontáveis oportunidades para aqueles que compreendem as dificuldades de aprender as novas maneiras de pensar de uma era de mudanças que já surgiu.
A teoria burocrática surgiu devido à necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas. O sistema burocrático só sobrevive por que as exigências do ambiente são óbvias e as exigências das tarefas individuais são mínimas, não necessitando de grandes processos.
O ambiente externo de uma organização passa a se caracterizar por significativas mudanças, que ocorrem nos campos sociais, econômico, político e tecnológico. Para que a organização possa sobreviver, diante das adversidades que se apresentam, é preciso que ela conheça o ambiente e atue com eficácia.
Nota máxima: 1 / 1
William
Re: FÓRUM I
por WILLIAM TAVARES DE LIRA - quinta, 1 dezembro 2011, 15:19
 Analisando os textos de Weber não podemos deixar de notar alguns fatores que favoreceu o desenvolvimento da moderna burocracia. Nos parágrafos seguintes são colocados alguns desses fatores que vai servir para uma reflexão mais profunda e podermos perceber a importância da burocracia para o desenvolvimento das instituições
Podemos começar com o desenvolvimento da economia monetária: a moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática.
não podemos esquecer o crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno: apenas um tipo burocrático de organização poderia arcar com a enorme complexidade e tamanho de tais tarefas.
Também a superioridade técnica - em termos de eficiência - do tipo burocrático de administração: que serviu como uma força autônoma interna para impor sua prevalência. “A razão decisiva da superioridade da organização burocrática sempre foi unicamente sua superioridade técnica sobre qualquer outra forma de organização”.
Por fim o desenvolvimento tecnológico fez com que as tarefas da administração tendessem ao aperfeiçoamento. Assim, os sistemas sociais cresceram em demasia, as grandes empresas passaram a produzir em massa (a burocratização pode levar uma empresa a agir de forma mais organizada e conseqüentemente aumentar sua produtividade e promover sua expansão), sufocando as pequenas. Além disso, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter um controle e uma maior previsibilidade do seu funcionamento.

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