quarta-feira, 18 de abril de 2012

II Fórum de Organização, Processos e Tomada de decisão

Podemos afirmar que a atividade básica de todo gestor é a tomada de decisão frente aos diversos problemas organizacionais que se apresentam cotidianamente. Para solucioná-los os administradores, recorrem a duas abordagens de pensamento, a abordagem do pensamento linear e a abordagem de pensamento sistêmico. No cenário da administração pública qual das duas abordagens de pensamento o gestor deve recorrer? Por que?
nands,jpg
Teoria sistêmica versus Linear
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - sexta, 10 fevereiro 2012, 23:30
 O pensamento sistêmico o ajudará a ir além de culpar os outros ou a si mesmo. Ele uma ferramenta essencial para ajudá-lo a lidar com os outros e consigo mesmo de forma mais eficaz
Se partirmos do conceito de organização como sendo um conjunto de sistemas inter-relacionados que mantém sua existência e funciona como um todo por meio da interação de suas partes, o pensamento sistêmico sobressairia sobre o pensamento linear na tomada de decisões, pois as partes compõe o todo. Além disso, as organizações são mutáveis por isso, não há uma forma fórmula única e pronta para a solução de problemas. Por outro lado, o problema uma vez resolvido, afetará não somente a área do problema, mas toda a organização.
Ainda ressalto que não há um modelo melhor do que outro. Isso vai depender de certos traços ou variáveis organizacionais tais como o tipo de ambiente, estrutura da organização, características do decisor, tipo de assunto e entre outros.
Portanto, antes de tomar uma decisão, é necessário que o gestor faça um levantamento, uma análise do ambiente e estrutura organizacional e uma criteriosa avaliação.

Nenhum homem é uma ilha em si mesmo; cada homem é uma
parte do continente. A morte de qualquer homem me diminui
porque estou envolvido na humanidade e, portanto, nunca
sei por quem os sinos dobram; eles dobram por vós.
John Donne (1572–1631)
eu
Re: Teoria sistêmica versus Linear
por FABIA SOUSA NERY - segunda, 13 fevereiro 2012, 18:29
 
Ernandes, a escolha dessa frase sobreveio muito bem para explica os pensamentos linear e sistêmico, é verdade que não tem como pensar no todo sem dá a devida atenção às suas partes. Os níveis de organização dos seres vivos começando pelos átomos e terminando na biosfera também é um exemplo claro no processo de desenvolvimento. O andamento da vida organizacional segue hierarquia, como na Biologia os níveis de organização até chegar ao todo – a Biosfera.
em busca dos sonhos!!!
pensamento sistêmico
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - sábado, 25 fevereiro 2012, 15:41
 Diante do conhecimento obtido, digo que a abordagem que o gestor deve recorrer é o pensamento sistêmico já que os problemas se tornam cada vez mais complexos e as soluções destes não o afetam isoladamente mas em todo a organização no qual se apresentou. Então o gestor ao tomar decisão frente a um obstáculo deve levar em conta as consequências que a organização como um todo irá sofrer.
Imagem de LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO
Pensamento sistêmico x Linear
por LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO - sábado, 18 fevereiro 2012, 22:57
 O pensamento sistêmico permite uma visão mais atual do todo da organização e não apenas de uma fatia e, está inter-relacionados com o restante da organização. Mas, antes de tudo se faz necessário um estudo do ambiente organizacional para se tomar a atitude correta.
eu
Pensamento sistêmico x pensamento linear
por FABIA SOUSA NERY - sexta, 10 fevereiro 2012, 18:16
 

O gestor deve recorrer à abordagem do pensamento sistêmico, apesar da abordagem de pensamento linear também estar presente dentro da organização, a visão holística predomina porque esta contempla o todo e não as partes. A visão do pensamento sistêmico permite que o gestor visualize a vida da organização, além da rotina burocrática e das relações formais e funcionais em diferentes tempos e contextos, essa forma de ver a organização permite uma tomada decisão mais segura e mais efetiva.

em busca dos sonhos!!!
Re: Pensamento sistêmico x pensamento linear
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - sexta, 10 fevereiro 2012, 19:36
 Sem sombra de dúvidas a sistêmica, já que este pensamento entende que uma decisão não afeta isoladamente uma situação mas toda a organização, isto faz com que um gestor ao tomar uma decisão avalie quais serão os impactos causados na organização repensando sempre e constantemente qual a melhor solução para aquele problema.
airam
Re: Pensamento sistêmico x pensamento linear
por AIRAM ANICLE LOPES DE OLIVEIRIA - quarta, 15 fevereiro 2012, 08:54
 O pensamento sistêmico abrange a situação de toda 
a organização a partir de decisões do gestor de modo que não afeta isoladamente a empresa pública , mais de forma completa.
William
Pensamento Sistêmico
por WILLIAM TAVARES DE LIRA - segunda, 13 fevereiro 2012, 10:12
 
Creio que seria o pensamento sistémico. porque esse tipo de tomada de decisão não considera uma instituição dividida em partes isoladas ou independentes, mas é constituida por setores interdependentes. desta forma o olhar de quem toma a decisão é global e assim cria-se uma consciência de que um problema pode afetar toda uma organização e não apenas um setor desta organização, daí a necessidade de observar o todo e não as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário