quarta-feira, 18 de abril de 2012

I fórum de Organização, processos e tomada de decisão


Imagem de DIEGO CORDEIRO DE OLIVEIRA
Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por DIEGO CORDEIRO DE OLIVEIRA - sexta, 3 fevereiro 2012, 11:43
 
Na Unidade que trata de organização e reorganização, vimos a importância do processo de diagnóstico e da análise organizacional como instrumentos que o gestor possui para melhorar os processos no fluxo de bens e serviços.Em termos genéricos o diagnóstico organizacional identifica pontos a serem melhorados na organização e a análise organizacional tem por função interpretar e colocar em prática procedimentos operacionais que e melhorem o fluxo de processo e a tomada de decisão. Porém, verificamos que na prática existe uma série de barreiras que dificultam o processo de implantação de mudanças nas organizações.
Quais seriam essas barreiras e que ações podem ser desenvolvidas para superá-las?

nands,jpg
Re: Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - segunda, 6 fevereiro 2012, 23:47
 As barreiras que mais dificultam o processo de implementação de mudanças nas organizações são entre elas: Objetivos implícitos, Injustiças e Privilégios, Fragmentação organizacional, Falta de comunicação, Foco no curto prazo, Pouca agilidade, Competição interna e Reatividade.
Superar estas barreiras e fortalecer as oportunidades é o melhor caminho para alcance de valorosos resultados.
Para superar esses impasses, é importante que o líder desenvolva as seguintes metas: Construir um ambiente de trabalho que facilite a interação entre as Pessoas; desenvolva um Processo de transição de modelos administrativos nas empresas bem como uma Educação continuada; Aumentar o espaço dedicado a tarefas que envolvem raciocínio; Eliminar burocracias desnecessárias; Eliminar disputas internas improdutivas; Criar um clima democrático longe de hierarquias rígidas; Desenvolver células de aprendizado no trabalho.
Portando, para que ocorra implementação de mudança na organização, é necessário que o líder encoraje os seus liderados traçando objetivos nítidos e sólidos de modo que eles desenvolvam com maior espírito cooperativo. Alem disso, é necessário também que ele convença seus liderados a desenvolverem uma postura de aceitação e compreensão em relação ao processo de ágil, competitivo, ético e transparente, voltado para o raciocínio e intervenção, afim de que eles possam estar convictos e aprender a entender as novas ideias, acreditando que essas ideias são válidas e necessárias para o crescimento de um ambiente organizacional aprendizagem onde a participação e cooperação, eliminando burocracias desnecessárias e hierarquias rígidas.

em busca dos sonhos!!!
Re: Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - domingo, 5 fevereiro 2012, 15:11
 Falta de “espírito empresarial”; finalidades incompatíveis com as demandas; legislação e estruturas inadequadas; entraves burocráticos ditados pelos órgãos centrais; recursos insuficientes; carência de suporte político; pessoal em número e qualificação inadequados; e informações incompletas, não confiáveis e em formatos gerenciais não operacionais (Pereira e Fonseca (1997).
Além de todos esses que foram citados neste trecho e destacado pela colega Fábia...há também outros e destaco um: o comodismo, o medo de mudanças faz com que os agentes fiquem comodados às situações onde se encontram....o medo de não ter a plena certeza e convicção de que estas transformações lhe trarão mais benefícios e poderão continuar a trabalhar e agir com hábitos antigos, pois se havendo mudanças paralelamente deverá operar renovação de conceito, mais estudos, mais técnicas ( estas renovam-se a todos instante já que a sociedade assim também é)...como já estudado em sociologia organizacional, nem sempre as mudanças são bem vistas pelos agentes por essas e outras razões por´m torna-se necessário...tão é que constantemente as organizações são analisadas e diagnosticadas.

eu
Re: Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por FABIA SOUSA NERY - domingo, 5 fevereiro 2012, 11:15
 
Como é anunciado, para o processo de organização e reorganização é necessário que antes tenha havido um diagnóstico e análise organizacional interno para assim estabelecer os pontos a serem adequados no procedimento para a realização dos objetivos.
Considerando o proposto e partindo dos conhecimentos teóricos somados à prática organizacional, afetam a implantação de mudança nas organizações:
Falta de “espírito empresarial”; finalidades incompatíveis com as demandas; legislação e estruturas inadequadas; entraves burocráticos ditados pelos órgãos centrais; recursos insuficientes; carência de suporte político; pessoal em número e qualificação inadequados; e informações incompletas, não confiáveis e em formatos gerenciais não operacionais (Pereira e Fonseca (1997).
Uma das causas que levam as pessoas a evitarem a mudança é a falta de informação. Elas muitas vezes não conhecem exatamente de que se trata a mudança, quais são seus objetivos e benefícios para a organização. Em razão deste desconhecimento preferem continuar fazendo as coisas como sempre fizeram. O modo como vão reagir à mudança depende de como serão comunicadas e conscientizadas a respeito deste processo e, além disso, devem ser incentivadas a contribuir ativamente na sua implementação.
Antes de iniciar um processo de mudança deve ser realizado um planejamento do que precisa ser modificado na organização, e, para superar as dificuldades deve ser desenvolvida a habilidade de comunicação e de relacionamento com as pessoas (habilidades/interpessoais), desenvolvendo essas aptidões não há resistências de implementação dessas modificações.
REFERÊNCIA
PEREIRA, Maria José Lara de Bretas; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

Casamento
Re: Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por ARNON SANTANA FERNANDES GAMA - terça, 7 fevereiro 2012, 23:33
 penso que as principais barreiras que dificultam a efetivação da organização e tomada de decisão nas empresas públicas são: politicagem, apadrinhamento político, falta de recursos humanos, participação da população e dentre outros que poderia fazer algo que possa diminuir a desordem nas organizações públicas...

Imagem de RICARDO VERNIERI DE ALENCAR
Re: Fórum das unidades 1 e 2 - organização e reorganização e estruturas organizacionais.
por RICARDO VERNIERI DE ALENCAR - sexta, 10 fevereiro 2012, 10:43
 Caros(as) alunos(as.

Parabéns pelo nível do debate neste fórum. 
O processo que envolve o diagnóstico e a análise organizacional exige dos gestores as competências (conhecimento, habilidade e atitude) necessárias a promover um processo de mudança. 
Porém, entendo que além da cultura organizacional, o capital intelectual também deve ser um fator preponderante nesse processo.

Vamos continuar, participando e enriquecendo nossos conhecimentos.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário