2-Copiar modelos
existentes: É um equívoco
reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem
fazer inovações. No curto prazo, a cópia pode até trazer lucro, mas no médio
prazo tende a não funcionar. O ideal é que o empreendedor se inspire em casos
de sucesso para abrir seu negócio, mas saiba adaptá-lo à sua realidade para
criar diferenciais. Para ter sucesso, é necessário haver alguma inovação em
relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.
3-Não acompanhar
a rotina da empresa: Deixar a empresa só
nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades
de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para
verificar de perto a rotina de cada área da empresa. Se ele não tiver condições
de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar
cada setor. Porém, o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar
o trabalho e para resolver problemas.
4-Descontrole do
fluxo de caixa: Muitos empresários
se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de
controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores, uma simples
planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores podem optar por
aplicativos mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter
o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o
pagamento e recebimento dos recursos.
5-Falta de
divulgação da marca: Não se pode esperar
que o boca-a-boca garanta o sucesso da empresa. Para um marketing mais
eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde
o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações,
estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.
6-Não se adaptar
às necessidades do mercado: Aquele empresário
resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É
importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu
ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas ou conversar com
clientes e fornecedores é de grande ajuda para conseguir mais informações sobre
o mercado. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder
espaço
Fonte: SEBRAE
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