RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Resumão do código de Manu

O código de Manu
Segundo o código os sacerdotes ocupavam uma casta superior na hierarquia social.
Neste código há uma série de idéias sobre valores, tais como: Verdade, Justiça e Respeito. Os dados processuais que versam sobre a credibilidade dos testemunhos atribuem validade diferente à palavra dos homens, conforme às castas que pertencem.
Não é um Código. É uma coletânea de normas que abrange os vários aspectos da sociedade, e aborda os mais variados assuntos e preceitos;
O código de Manu é tido como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política. Nele, há uma série de ideias sobre valores, tais como verdade, justiça e respeito. Mas o mais importante é que seu conteúdo é baseado no sistema deVarnas (castas), que define que a casta é preponderante para determinar o valor da honra e da situação da pessoa dentro do direito.
Sociedade
A sociedade Hindu é dividida em castas. O sistema de castas não admite mudanças. O nascimento determina a casta em que o indivíduo permanecerá por toda a sua existência. Portanto,nascer em uma casta significa crescer nela, casar-se com alguém desta mesma casta, ter filhos somente desta casta e morrer pertencendo à ela. A mistura de castas é visto como algo hediondo. As castas eram quatro e quem não pertencia a nenhuma delas era considerado “resto” Castas são grupos sociais hereditários em que se divide a população
·         Brâmanes: a carta superior considerada a mais pura física e, principalmente, espiritualmente. Tinha funções como administradores, médicos, líderes espirituais, etc. Ao Brâmanes era dividida a obediência, independentemente da condição de tal Brâmane.
·         Ksatryas: era a casta dos guerreiros
·         Varsyas: era a casta dos comerciantes. É interessante ressaltar que essa divisão por castas não dependia de riquezas. Os Brâmanes era muito ricos, mas uma Varsya também poderia sê-lo, mas, mesmo assim era considerado inferior aos Ksatryas, que por sua vez eram inferiores aos Brâmanes.
·         Sudras: a casta inferior. Eram a mão de obra da Índia (pedreiros, agricultores, empregados em geral). Estavam em condição servil, ou seja, embora não fosse escravos, estavam obrigados a trabalhar para as outras castas, principalmente a dos Brâmanes.
·         Resto: Eram chamados de Chandalas ou párias, que não eram considerados castas; na prática, não eram considerados nem gente. Eram classificados como os mais impuros. Eles eram os sapateiros, os limpa-fossas,exerciam funções que lidavam com restos humanos ou de animais. Os reis em geral,saiam da casta dos Ksatryas, isto porque eram, antes de mais nada, chefes guerreiros. Entretanto, os Brâmanes podiam mais que o rei




Nenhum comentário:

Postar um comentário