RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Aborde as características das três categorias de classificação dos Sistemas de Informação e o nível organizacional ao qual cada sistema busca atender.



I Fórum
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - quarta, 9 maio 2012, 23:50

Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados.
Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) sistemas integrados que atendem o nível operacional são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos são predefinidos e estruturados, è através deles que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas a e a própria. Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing, fabricação/produção, finanças/contabilidade e recursos humanos.
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)
É o estudo dos sistemas de informação nas empresas e na administração, dão suporte ao nível gerencial através de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente.
Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
Atendem também o nível de gerencia ajudando a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também externas como preços de produtos concorrentes etc, Têm maior poder analítico que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de informações processadas.


Fórum I
por FABIA SOUSA NERY - quarta, 9 maio 2012, 10:53

Este fórum contempla o estudo de caso “Reengenharia de Processos na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia”proposto através de atividade, e, segue as categorias e níveis organizacional.
· Sistema de Processamento de Transação (SPT), que atende ao nível operacional da organização. Essa adoção foi adotada ao monitor, coletar, armazenar, processar e distribuir os dados das diversas transações realizadas em seu interior, servindo como base para os demais sistemas existentes dentro da organização na hora de gerar os guias de recolhimentos dos impostos tributários.
· Sistema de Informação Gerencial (SIG), que atende ao nível gerencial. Haja vista, para a extração de informações de base de dados compartilhada e de processos que estão de acordo com o que ele necessita para suas operações por meio de um gerente.
· Sistema de Apoio à decisão (SAD), ou Sistema de Suporte a Decisão (SSD), que visa atender às necessidades do nível estratégico da organização. Esse sistema é composto de pessoal para dar apoio para o desenvolvimento das decisões tomadas no Sistema de Informação Gerencial, ou seja, é o setor responsável pela execução das atividades.

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