RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estabeleça a comparação entre a gestão por função e a gestão por processos e sua adequação aos Sistemas de Informação.

nands,jpg
II Fórum
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - quinta, 10 maio 2012, 01:23
 Vamos recordar o conceito de processo: é uma sequencia de atividades interligadas, caracterizadas por terem insumos (inputs) mensuráveis, atividades que agregam valor e saídas (outputs) de atividades destinadas a produzir um bem, ou um serviço intermediário ou final (Cadeia de agregação de valor = todo processo deve contribuir para a satisfação do cliente, e cada etapa do processo deve agregar valor à etapa anterior). Esclarecido o conceito de processos, podemos perguntar: Existe somente um tipo de processo na Organização? Caso exista mais que um tipo de processo, a Gestão por Processo faria sentido em qualquer um deles?
Gestão por processo é um enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria de seus processos, desenvolvida para atender as necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acertos.
A gestão por função têm seu início e término no contexto de uma mesma função ou especialidade. São exemplos de função a função Compras, a função Contabilidade, a função Finanças, etc.. Os objetivos dos Processos Funcionais coincidem com os objetivos da própria função que viabilizam. Esses processos são estabelecidos para otimizar o desempenho da função em que se inserem.

Imagem de VALENTIM SALES COSTA
Fórum 02
por VALENTIM SALES COSTA - terça, 8 maio 2012, 17:51
 
A comparação entre Gestão por Função e Gestão por Processo, é que na primeira, os processos são considerados e tratados dentro de suas especialidades, são estendidas e delimitadas dentro de suas respectivas áreas. Enquanto a segunda são projetadas em função de uma visão voltada para as suas próprias realidades interna, sendo centrada em si mesma. Segundo (Gonsalves 2000b,p. 10). as estruturas organizacionais planejadas e gerenciadas por meio de processos de negócios priorizam o cliente, o cidadão com a valorização do trabalho em equipe, da cooperação e da responsabilidade individual.
A adequação de cada uma aos sistemas de informação, é que na Gestão por Função sejam eles computacionais ou não, tornam-se ineficases e, por maiores que sejam os investinentos e a estrutura de informática, os recursos poderão esbarrar em uma estrutura trancada. Ela também é centralizada não dando oportunidade do poder de decisão individual por parte do funcionário. Enquanto a Gestão por Processo os sistemas de informação tendem a ser integrados, ou seja, o trabalho em equipe é essencial para o bom andamento da organização.
eu
Fórum II
por FABIA SOUSA NERY - quarta, 9 maio 2012, 11:07
 
Na gestão por função, os processos são considerados e tratados dentro de suas especialidades, são entendidos e delimitados dentro de suas respectivas áreas, ou seja, o processo se confunde e coincide com a função, na medida em que cada área entende, trata e gerencia apenas atividades que lhe são inerentes. A gestão de processos demanda a concepção e o contínuo monitoramento de um Quadro de Indicadores de Desempenho para a constante avaliação do alcance das metas estabelecidas de eficácia (efetivo alcance dos resultados), eficiência (melhor equacionamento entre recursos utilizados para alcançar os resultados) e efetividade (real capacidade de os resultados promoverem os impactos esperados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário