RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade II de Psicologia organizacional

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Modalidade: Ead
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Nivelamento: psicologia organizacional
Tutora: Lília de Sousa Rodrigues Vieira
Aluno: Ernandes Pereira Rodrigues
Turma: 477102.

1-“O trabalho na indústria americana significava humilhação a execução de tarefas rotineiras, enfadonhas e super simplificadas, num ambiente sobre o qual não se tinha controle. Esse tipo de ambiente negava a satisfação das necessidades de estima e de auto-realização no trabalho. Só as necessidades fisiológicas e de segurança eram atendidas. A falta de perspectivas para satisfazer as outras necessidades provocava tensão, ansiedade e frustração nas pessoas. (HERSEY & BLANCHARD, 1986 p.60)
- A citação faz alusão ao período em que a Psicologia Organizacional ainda não havia se construído enquanto especialidade da Psicologia Aplicada ao Contexto Organizacional.
O surgimento da Psicologia Organizacional promoveu alguma mudança no ambiente de trabalho citado? Justifique a sua resposta.

Sem dúvida alguma. Com o surgimento da psicologia organizacional, ocorreu uma revolução na indústria, uma vez que sua principal finalidade é criar condições favoráveis para o desenvolvimento humano. Com o surgimento da psicologia organizacional, o ambiente de trabalho passou a ser considerado como um ambiente socioeconômico, e não apenas econômico como era antes.

2- Relacionem Psicologia e Administração, ressaltando a construção da Psicologia Organizacional ao longo da história da humanidade e os principais teóricos que substanciaram essa relação, no que se refere ao homem, trabalho e produtividade.

A psicologia organizacional surge no final do século XIX, influenciada pela procura da racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. A Psicologia organizacional surge como resposta ao pioneirismo de taylon diante da Administração científica. O principal objetivo da administração científica consistia em colocar o homem certo na função certa. A psicologia organizacional, por sua vez, consiste em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário