quinta-feira, 31 de maio de 2012

Organização, Planejamento, Liderança, Execução e Controle.

As funções administrativas são integradas em um processo único, que envolve informação, pessoas, estrutura, tecnologia e tomada de decisão.
Planejamento: planejamento pode ser definido como um processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. Os planejamentos das organizações estão subdivididos em três planos; estratégicos, táticos e operacionais.
Organização: no conjunto das funções administrativas, a organização, enquanto atividade de gestão exige atenção especial e estudo detalhado, na média em que para se executar os planos, é necessário organizar os recursos. Logo, organização aqui não tem o mesmo sentido de empresa, entidade, instituição, estado, mas o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização dos planos. Ou seja, aqui o sentido é verbal- organizar. Logo, podemos concluir que organizar é tomar decisões, sejam elas decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas ou estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação.
Liderança: a liderança é um processo complexo, que compreende diversas atividades e competências dos administradores, como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação.
Um líder precisa trabalhar de forma eficaz com as pessoas, incluindo superiores, colegas, subordinados e grupos externos.
Segundo Madgginson, a duas maneiras de classificar líderes ou estilos de liderança: abordagem usada e orientação para o trabalho.
Execução e controle: o processo de execução, segundo Maximiano, consiste em realizar atividades planejadas, envolvendo perda de energia física e intelectual. É aplicação das estratégias definidas no planejamento por meios das pessoas, dos líderes e da estrutura organizacional.
São exemplos de atividade de execução: elaborar planos, organizar uma equipe, realizar pesquisas de satisfação do usuário, ministrar aulas, etc.
O processo de controle está ligado à realização de objetivos e metas. E para alcançá-los, são necessárias informações.
O controle depende também do nível hierárquico e dos tipos de planejamento. Eles estão divididos em: estratégicos, administrativos e controle operacional.


3 comentários: