RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Exercício resolvido sobre a evolução da Administração

1.    Comente sobre a influência dos segmentos que seguem na evolução do conceito de Administração:
·         Filósofos
Tem grande influência no conceito de administração, já que muitas vezes, o administrador precisa chegar à raiz dos problemas para solucioná-lo. Por outro lado, a filosofia influenciou no conhecimento da realidade e da sociedade e isso e fundamental na administração. O administrador deve conhecer a sociedade afim de que possa lhe dar e atender as necessidades dos diferentes públicos.
·         Economistas
Os economistas contribuíram muito no conceito evolutivo de administração, visto que um administrador deve saber como são tomadas as decisões, já que uma decisão errada pode levar uma empresa ou instituição social a uma crise profunda prejudicando não só a si mesma como também a sociedade.
·         Igreja Católica
A igreja católica tornou-se o maior agente de perpetuação da cultura de propagação do saber e de desenvolvimento administrativo. Por essas razões, impactou muito no conceito de administração, pois além de ser uma liderança, tem um grande poder administrativo e moral.
·         Exército
Por ser um grupo sistemático de pessoas em distribuídas em diversos níveis, assemelha a administração, pois há uma relação entre comando e comandado bem como uma relação de poder entre ambos.
·         Pioneiros e Empreendedores
Ambos são considerados importantes no conceito administrativo, porque ambos abrem caminhos e lança novas ideias bem como o processo de tomar decisão e por em prática suas ideias para um determinado fim.

2.    Explique os motivos pelos quais a Revolução Industrial é considerada um marco histórico no desenvolvimento da Administração Moderna.
Revolução Industrial constituiu um marco significativo na História do mundo ocidental por ser considerado o ponto de partida de uma série de mudanças no cotidiano moderno. Os efeitos da substituição na manufatura (trabalho manual) pela manufatura (trabalho do homem manobrando aparelhos complicados) trouxeram uma carga hereditária ostensiva para a vida em sociedade. Deste ponto, surgiram revoluções na demografia, na agricultura no Comércio, nos transportes e principalmente nos princípios empresariais de administração com relação à inovação da produtividade.

3.    Enumere e explique as principais funções organizacionais e, ainda, as principais funções desempenhadas pelos Administradores nas organizações.
Organizações privadas: visam o lucro, são responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais a humanidade, como alimentos, roupas e moradias.
Terceiro setor: desde década de 1980, principalmente, vem ocupando espaço deixado pelo estado, na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer.
Organizações públicas: atuam nos níveis – Federal Estadual e Municipal, e entre elas temos as que configuram em Administração direta e Administração indireta.
As principais funções desempenhadas pelos administradores são: planejamento, organização liderança e controle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário