sábado, 19 de maio de 2012

Podemos trabalhar a Administração Pública com a estrutura burocrática conjuntamente com a estrutura gerencial? Justifique e exemplifique.


rildo
FORUM II
por RILDO DA SILVA OLIVEIRA - sexta, 30 setembro 2011, 10:47
 Podemos trabalhar a Administração Pública com a estrutura burocrática conjuntamente com a estrutura gerencial? Justifique e exemplifique.
nands,jpg
A estrutura administrativa brasileira
por ERNANDES PEREIRA RODRIGUES - sexta, 2 setembro 2011, 13:44
 
Na verdade a administração pública gerencial deve ser construída sobre a administração pública burocrática. Não se trata de fazer tábula rasa desta, mas aproveitar suas conquistas, os aspectos positivos que ela contém, ao mesmo tempo que se vai eliminando o que já não serve.
Por outro lado, a combinação de princípios gerenciais e burocráticos deverá variar de acordo com o setor. A grande qualidade da administração pública burocrática é a sua segurança e efetividade. Por isso, no núcleo estratégico, onde essas características são muito importantes, ela deverá estar ainda presente, em conjunto com a administração pública gerencial.
Já nos demais setores, onde o requisito de eficiência é fundamental dado o grande número de servidores e de cidadãos-clientes ou usuários envolvidos, o peso da administração pública burocrática deverá ir diminuindo até praticamente desaparecer no setor das empresas estatais.
A administração pública gerencial constitui um avanço, e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
Nota máxima: 10 / 10
A
Re: FORUM II
por ANTONIA NOGUEIRA SANTANA - sábado, 3 setembro 2011, 20:13
 
Com certeza,pois a estrutura burocrática é a base para a estrutura Gerencial,ela garante as ações perante execuções de procedimentos Administrativos.
Casamento
Re: FORUM II
por ARNON SANTANA FERNANDES GAMA - domingo, 4 setembro 2011, 21:19
 Acredita-se que sim visto que :
1.Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.
2.Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.
3.Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.
4.Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.
5.Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito.
6. Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.
7.Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais são os [imites entre suas responsabilidades e as dos outros.
8.Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.
9.Subordinação dos mais novos aos mais antigos, dentro de uma forma estrita e bem conhecida, de modo que o superior possa tomar decisões que afetem o nível mais baixo.
10.Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas, sendo que grande número de casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como o amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.
11.Existem benefícios sob o prisma das pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tomarem especialistas em seus campos particulares, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.
Visto que A história dos negócios é uma sucessão de desafios, problemas e oportunidades. À medida que novos fatos vão surgindo, os administradores experimentam, continuamente, novas respostas. Algumas delas fracassam, outras são consagradamente bem sucedidas. Estas últimas ficam conhecidas como boas práticas.
A história dos negócios é uma sucessão de desafios, problemas e oportunidades. À medida que novos fatos vão surgindo, os administradores experimentam, continuamente, novas respostas. Algumas delas fracassam, outras são consagradamente bem sucedidas. Estas últimas ficam conhecidas como boas práticas.
Imagem de FABRICIO ASSUNCAO TELES
Re: FORUM II
por FABRICIO ASSUNCAO TELES - segunda, 5 setembro 2011, 20:18
 
Com certeza. A dministração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
Imagem de CANDIDA ISTERINA DOS SANTOS FRANCA
Re: FORUM II
por CANDIDA ISTERINA DOS SANTOS FRANCA - terça, 6 setembro 2011, 22:36
 Certamente que sim de acordo com estudo  realizados pra se gerenciar qualquer que seja a instituição sendo publica ou privada seguimos uma linha burocratica e de gerencia uma esta interligando a outra.Logo se sigo as regras burocraticas pratico um gerenciamento. 
Imagem de VALENTIM SALES COSTA
Re: FORUM II
por VALENTIM SALES COSTA - quarta, 7 setembro 2011, 14:24
 Com certeza.
As duas sempre irão andar juntas, é que a segunda trouxe soluções para os problemas enfrentados pela primeira, ou seja, A Administração Pública Gerencial minimiza e realiza mais rápido e eficiente alguns problemas enfrentados pela Aministração Pública Burocrática. Nas duas Administrações tem que ter Burocracia, pois as mesmas juntas estão de olho na Corrupção, na eficiência e no bom andamento dos serviços públicos e principalmente no bem estar do cidadão que é a figura mais importante.
Ex. É quando um cidadão vai a uma repartição pública para solucionar um problema e é neste monento que a pessoa responsável para resolver tal problema deve diminuir no máximo a burocracia para que o cidadão saia satisfeito com os resultados obtido, mas sempre respeitando as regras, e as normas da Aministração Pública.
eu
Re: FORUM II
por FABIA SOUSA NERY - quarta, 7 setembro 2011, 15:20
 
Sem dúvida, pois a administração pública gerencial tem como apoio a administração burocrática, conservando alguns dos seus princípios, mesmo que flexibilizados. Apesar de que, de um lado, o modelo burocrático, presente na Constituição Federal de 1988 e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro, é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de procedimentos, do outro, a administração gerencial empreende adequar às organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados, embora, de forma mais flexível. Um exemplo de Administração Pública com as características burocrática e gerencial são as formulações e execuções de Planos Diretores, hoje obrigados em nosso país para município com população a partir de 20.000 habitantes, pois este elenca soluções para a melhoria da qualidade da gestão pública local, tornando-a mais apta a utilizar os recursos públicos e a prestar melhores serviços à população, nele é observado que há diminuição dos níveis hierárquicos e que a autonomia fica mais concentrada, e, por conseqüência, melhora o gerenciamento e andamento das atividades.
William
Re: FORUM II
por WILLIAM TAVARES DE LIRA - sexta, 9 setembro 2011, 18:00
 
Creio que sim. Na administração pública a burocracia é necessária para que as atividades sejam cordenadas. Entretanto já se comprovou que a eficiêcia se consegue com a administração gerencial, dai importância para que sejam utilizadas essas duas estruturas na gestão pública.
Imagem de LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO
Re: FORUM II
por LUCIANA MOREIRA ANDRADE AGUIAR LOUZEIRO - sábado, 10 setembro 2011, 16:11
 
Poderá sim, visto que a Administração Pública Gerencial se apoia na burocrática.
A Administração Pública Gerencial surgiu com abjetivo de fazer uma reforma do aparelho do Estado orientada pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. Ex.: Plano diretor municipal.
iai galera
Re: FORUM II
por ALEX FELIPE DE JESUS SANTOS - domingo, 11 setembro 2011, 19:15
 A administração burocrática clássica, baseada nos princípios da administração do exército
prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século passado; nos
Estados Unidos, no começo deste século; no Brasil, em 1936, com a reforma
administrativa promovida por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes. É a burocracia que
Max Weber descreveu, baseada no princípio do mérito profissional.
saulo 0108
Re: FORUM II
por SAULO NOGUEIRA ASCENSO - terça, 13 setembro 2011, 14:05
 
Certamente que as duas estruturas andam juntas no seu desenvolvimento, onde que a gerencial se baseia na burocrática. Esta administração publica gerencial surgiu com objetivo de fazer uma reforma do aparelho do estado orientado pelos valores da referencia e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. Um exemplo que aparece as duas administrações citadas, ao as formulações e execuções de planos diretores.
mara
Re: FORUM II
por MARA RODRIGUES DA SILVA - sexta, 16 setembro 2011, 13:24
 
     Acredito que sim, porque a Administração Pública Gerencial trabalha de alguma forma, direta ou indiretamente com o apoio da Administração Pública Burocrática.
airam
Re: FORUM II
por AIRAM ANICLE LOPES DE OLIVEIRIA - sexta, 16 setembro 2011, 16:54
 p { margin-bottom: 0.21cm; }
Acredito que sim. Porque a estrutura burocrática, embora possua o grande mérito de ser efetiva no controle dos abusos, corre o risco de transformar o controle a ela inerente em um verdadeiro fim do Estado, e não um simples meio para atingir seus objetivos. Com isso, a máquina administrativa volta se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. Com isso surge o problema, que é a possibilidade de se tornar ineficiente, auto-reverente e incapaz de atender adequadamente os anseios dos cidadãos. É quando entra a estrutura gerencial que se apresenta como solução para estes problemas da burocracia. Priorizando a eficiência da Administração, o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. Buscando desenvolver uma cultura gerencial nas organizações, com ênfase nos resultados, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pelo Estado.
Imagem de TEDSON DOS REIS ALENCAR
Burocrática ou Gerencial
por TEDSON DOS REIS ALENCAR - sexta, 16 setembro 2011, 20:57
 A com certeza, pois administração Burocrática ou Gerencial atuasse no fornecimento dos elementos de gestão: técnicas, procedimentos, rotinas que proporcione uma produtividade qualitativa, associada à eficiência dos meios empregados na busca de uma expansão de negócios sem perda da qualidade de vida.
O  Administrador do Futuro!!!
Réplica
por MARCOS ROBERTO RODRIGUES DA SILVA - domingo, 18 setembro 2011, 19:35
 Sim pois a burocracia no que tange a sua estrutura e/ou a sua formação é construída a partir da qual se estabelece a relação entre mando e obediência sendo um dos principais princípios em que regem as estruturas gerenciais, principalmente no Brasil.
em busca dos sonhos!!!
Re: FORUM II
por KARLA VALERIA PEREIRA GAMA - terça, 20 setembro 2011, 21:52
 A princípio não nenhum problema em trabalhar conjuntamente a burocracia e a nova gestão visto que a primeira foi criada com o intuito de organizar, racionalizar, tornar imparcial e transparente as atividades públicas e a segunda, respectivamente, vem com inovações no modelo de administração e tem como fundamentos os mesmos da burocracia juntamente com outras novas idéias mas isso não significa se é ou não compatível com a burocracia, o que vem acontecer é tentar dirimir as disfunções burocráticas resultantes do mau uso da coisa pública tendo como desculpa a burocracia, aí sim podemos falar que a gestão não pode trabalhar em conjunto com as disfunções burocráticas.
Imagem de ADILSON OLIVEIRA DA SILVA
Re: FORUM II
por ADILSON OLIVEIRA DA SILVA - quinta, 22 setembro 2011, 14:18
 sim, pois uma ajuda a outra. Isso vai depender do ambiente onde está a organização.
Imagem de VAGNER LOBATO GUEDES
Re: FORUM II
por VAGNER LOBATO GUEDES - sexta, 23 setembro 2011, 19:58
 
creio que sim. Na administração pública a burocracia é necessária para que as atividades sejam cordenadas. Entretanto já se comprovou que a eficiêcia se consegue com a administração gerencial, dai a importância para que sejam utilizadas essas duas estruturas na gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário