RODRIGUES ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA

ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO E GESTÃO PÚBLICA.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Organização, Planejamento, Liderança, Execução e Controle.

As funções administrativas são integradas em um processo único, que envolve informação, pessoas, estrutura, tecnologia e tomada de decisão.
Planejamento: planejamento pode ser definido como um processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las. Os planejamentos das organizações estão subdivididos em três planos; estratégicos, táticos e operacionais.
Organização: no conjunto das funções administrativas, a organização, enquanto atividade de gestão exige atenção especial e estudo detalhado, na média em que para se executar os planos, é necessário organizar os recursos. Logo, organização aqui não tem o mesmo sentido de empresa, entidade, instituição, estado, mas o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização dos planos. Ou seja, aqui o sentido é verbal- organizar. Logo, podemos concluir que organizar é tomar decisões, sejam elas decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas ou estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação.
Liderança: a liderança é um processo complexo, que compreende diversas atividades e competências dos administradores, como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação.
Um líder precisa trabalhar de forma eficaz com as pessoas, incluindo superiores, colegas, subordinados e grupos externos.
Segundo Madgginson, a duas maneiras de classificar líderes ou estilos de liderança: abordagem usada e orientação para o trabalho.
Execução e controle: o processo de execução, segundo Maximiano, consiste em realizar atividades planejadas, envolvendo perda de energia física e intelectual. É aplicação das estratégias definidas no planejamento por meios das pessoas, dos líderes e da estrutura organizacional.
São exemplos de atividade de execução: elaborar planos, organizar uma equipe, realizar pesquisas de satisfação do usuário, ministrar aulas, etc.
O processo de controle está ligado à realização de objetivos e metas. E para alcançá-los, são necessárias informações.
O controle depende também do nível hierárquico e dos tipos de planejamento. Eles estão divididos em: estratégicos, administrativos e controle operacional.


5 comentários:

  1. muito legal. gostei, foi de muita utilidade!!!

    ResponderExcluir
  2. olá Ernandes eu gostei bastante do conteúdo que você colocou. Me ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, este conteúdo vai me ajudar a passar, visto que aspiro a uma vaga no concurso da Câmara municipal de São Luís. Obrigado! Só lembrando sou o pai da internauta.

    ResponderExcluir